Realização do XIII Workshop de Física Molecular e Espectroscopia 2016 – 24 a 27 de outubro

À Comunidade do Instituto de Química, para divulgação:

Convidamos a todos para a décima terceira edição do Workshop de Física Molecular e Espectroscopia – WFME, a ser realizada de 24 a 27 de outubro de 2016, na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

XIII - Workshop

O WFME 2016 está sendo organizado conjuntamente pelos Institutos de Física e de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O WFME, agora realizado bienalmente, teve as suas últimas três edições realizadas em Brasília (2014), Feira de Santana (2013) e Recife (2012).

O Workshop em Física Molecular e Espectroscopia surgiu da necessidade, observada por diversos grupos nacionais de pesquisa que atuam na área Física Molecular e Espectroscopia, de criar um ambiente proveitoso e útil para a discussão e difusão dos tópicos de pesquisa atualmente em andamento no País, e para fomentar a interação entre pesquisadores, docentes e discentes de instituições de ensino e pesquisa, por meio da elaboração de projetos unificados de pesquisa.

Informações sobre o WFME 2016, bem como detalhes da organização, podem ser encontrados na página eletrônica do Workshop: https://wfme.if.ufrj.br

Os temas previstos para serem abordados durante o XIII WFME envolvem estudos teóricos, experimentais e teórico-experimentais de diferentes espectroscopias moleculares e processos envolvendo átomos e moléculas e suas interações com a radiação eletromagnética, elétrons e íons. O Workshop abordará tópicos relacionados com física molecular e espectroscopia, como:

• Aspectos, estrutura e espectroscopia
• Colisões Fundamentais com elétrons, íons, átomos e moléculas
• Interação com clusters, superfícies e sólidos
• A interacção com fótons e laser
• Produção, desenvolvimentos experimentais e aplicações

O Programa do Workshop  será composto por palestras, comunicações orais e duas sessões de pôsteres. A fim de aumentar a participação, não haverá sessões paralelas.

Datas importantes:

01/08/2016 – Data Final para submissão de Resumos
01/08/2016 – Data final para inscrição com desconto

Viagem e estadia

Chegada e Partida do Rio de Janeiro: A organização recomenda aos participantes escolher o voo de ida com chegada no Aeroporto Santos Dumont (Domingo) e o voo de volta com partida do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Quinta-feira).

Acomodação: Várias opções de hotéis e hostels estão listadas no website do workshop, incluindo a localização e o contato. As acomodações indicadas estão localizadas nos bairros de Copacabana, Botafogo, Flamengo, Catete e Glória. Os participantes devem individualmente ou em grupos fazer as suas reservas de acordo com a sua preferência.

Transporte no Rio de Janeiro: O transporte das acomodações ao local do evento na UFRJ será disponibilizado pela organização do evento.

Inscrição: O valor da taxa de inscrição por categoria pode ser acessada no link: https://wfme.if.ufrj.br/inscricoes

Comitê e contatos: Aos interessados em participar do WFME 2016, recomendamos entrar em contato com o comitê nacional ou local em caso de dúvidas e aplicar em seus Programas de Pós-graduação e Agências de Fomento para participar do WFME 2016

Comitê Nacional:

– Profa. Maria Suely Pedrosa Mundim (Universidade de Brasília- UnB) – spedrosa@unb.br
– Prof. Milton Massumi Fujimoto (Universidade Federal do Paraná – UFPR) – milton@fisica.ufpr.br
– Prof. Manoel Gustavo Petrucelli Homem (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar) – mghomem@gmail.com
– Prof.  Jose Rachid Mohallem (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG) – rachid@fisica.ufmg.br
– Prof. Frederico Vasconcellos Prudente (Universidade Federal da Bahia- UFBA) – frederico.prudente@gmail.com
– Profa. Sandra Sampaio Vianna (Universidade Federal de   Pernambuco – UFPE) – sandra.vianna02@gmail.com
– Prof. Pedro Luis Grande (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) – grande@ufrgs.br

Comitê Local:

– Profa. Wania Wolff (Coordenador, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro) – wania@if.ufrj.br