Procedimentos Administrativos
Modelos de documentos do Instituto de Química - UFRJ
Formulário para Solicitação de Serviços para a Oficina de Hialotecnia (Oficina de Vidro) (Temporariamente suspenso)
Modelo de Declaração de Co-responsabilidade – produtos controlados pelo Ministério de Exército
Procedimentos administrativos no Instituto de Química
Autorização para Saída de Bem Móvel (Ver guia “Setor de Patrimônio”)
Conserto e Reparo de Linhas e Ramais Telefônicos
Criação e Cadastramento de Grupos de Pesquisa
Elaboração de Carta de Anuência para Submissão de Projeto à Agência de Fomento
Solicitação de acesso ao 7ª andar para instalação e manutenção de equipamentos durante a pandemia
Solicitação de Utilização de Correio Eletrônico por Aposentados
Assuntos da Seção de Compras
Chefe: Ana Beatriz Galdino Silva da Costa
E-mail: inserir o do setor de compras
Telefone: 3938-7103
Responsável pelo recebimento e trâmites das requisições de compra de material de consumo e bens móveis adquiridos por meio do Orçamento Participativo e Verbas PROAP do IQ, junto a UASG-CCMN.
O interessado/requisitante da compra (chefias de departamento/setor) deve encaminhar a RC para devidamente preenchida para o e-mail “compras@iq.ufrj.br. Em caso de dúvidas no preenchimento das respectivas RC´s (material de consumo ou Permanentes) ver as orientações e os fluxogramas a seguir.
-Orientações para solicitação de compra de material de consumo via Orçamento Participativo
(Anexo I) Formulário para requisição de compras de materiais de consumo
-(Anexo II) Justificativa para aquisição de materiais de consumo
-Fluxograma (Procedimento de compra de materiais de consumo)
-Planilha de aquisição e bens de consumo em 2022
-Orientações para solicitação de compra de material permanentes via Orçamento Participativo
-(Anexo I) Formulário para requisição de compras de materiais permanentes
-(Anexo II) Justificativa para aquisição de materiais permanentes
(Anexo III) ComprasGov (link)
-(Anexo IV) Listagem de subelementos
-Fluxograma (Procedimento de compra de materiais permanentes)
-Planilha de aquisição e bens de permanentes em 2023
Assuntos do Almoxarifado
Chefe: Gastão Henrique Bittencourt Crespi (almoxarifado@iq.ufrj.br e gastao@iq.ufrj.br)
Auxiliar terceirizado: – Alexandre Augusto dos Santos (alexandresantos@iq.ufrj.br)
Telefone: 3938-7255
Responde pelo recebimento, distribuição e controle dos materiais armazenados do Instituto de Química. Elabora relatórios Mensais com indicadores de entrada e saída dos materiais, acompanha a quantidade e solicitações de compra dos materiais, preenche a planilha “on Line”, bem como a distribuição conforme requisições dos Departamentos/Setores e Administração.
A solicitação da retirada de material será realizada mediante a apresentação no setor de almoxarifado do requerimento devidamente preenchido e encaminhada para o e-mail “almoxarifado@iq.ufrj.br, conforme orientações:
-Orientações para retirada de materiais do Almoxarifado do IQ
–(Anexo I) Formulário para retirada de material de consumo
-(Anexo II) Formulário para retirada de material permanente
–(Anexo III) ComprasGov (link)
-Fluxograma – Retirada de material permanente
-Fluxograma – Retirada de material de consumo (vidrarias e reagentes)
-Fluxograma – Retirada de material de consumo (em geral)
Assuntos da Seção de Patrimônio
Agente Patrimonial – Renata Mattos de Almeida Lima
Email: patrimônio@iq.ufrj.br
Telefone: 3938-7103
O agente patrimonial é incumbido de supervisionar o trabalho da comissão local de inventário. Além de acompanhar este trabalho, cabe a este servidor toda a administração patrimonial de sua Unidade, compreendendo o contato com a DGP para tratar de desfazimento de bens, tombamento de bens, projetos de pesquisa que envolvam a compra de bens patrimoniais, furtos e roubos ocorridos na Unidade, palestras de conscientização e sensibilização da comunidade do IQ etc.
Os trabalhos desenvolvidos pelo agente são abrangentes, pois incluem todas as rotinas de acompanhamento de bens da Unidade, dentre elas o Desfazimento de Bens Móveis Patrimoniados.
O interessado/requisitante (membro da Comunidade do IQ) deve enviar mensagem de e-mail para patrimonio@iq.ufrj.br solicitando o desfazimento dos itens considerados disponíveis para descarte (bens móveis inservíveis irrecuperáveis e/ou sucateados, cujo reaproveitamento seja considerado inconveniente ou inoportuno). No caso de dúvida quanto a classificação do bem consultar a Instrução Normativa PR6/UFRJ nº 14, de 01 de julho de 2022 – Estabelece as atividades de desfazimento de bens móveis permanentes, alienação e baixa patrimonial de bens inservíveis.
Na mensagem de e-mail deverão constar os documentos a seguir para que o agente patrimonial (patrimonio@iq.ufrj.br) possa iniciar o processo:
- A Tabela para solicitação de desfazimento de bens móveis patrimoniados anexada a essa mensagem, devidamente preenchida;
- O arquivo com a compilação das Foto(s) do(s) bem(ns) – frente, atrás, laterais que permitam classificar o estado do(s) bem(ens)e corroborarem com as especificações descritas na Tabela acima.
- O arquivo com a compilação de 3 (três cotações de preços (sites da internet etc.). Calcular a média de preços (valor de referência) e inserir na última coluna da Tabela;
- No caso de itens de informática é necessário encaminhar laudo técnico, expedido pela TIC/UFRJ (www.tic.ufrj.br), para atestar o não funcionamento do bem.
Documentos:
- Modelo da Tabela para solicitação de desfazimento de bens móveis patrimoniados;
- Modelo das fotos;
- Modelo de cotação;
- Como solicitar o Laudo Técnico à TIC/UFRJ.
Acesse aqui o Fluxograma do Procedimento.
1º passo: o interessado/responsável pelo bem deve preencher conforme modelo a seguir o ofício requisitando a baixa do(s) Bem(ns) e encaminhá-lo para o Setor de Patrimônio (patrimonio@coppetec.ufrj.br), a fim de que o agente patrimonial possa verificar e validar os dados;
2º Passo: é o agendamento da retirada do(s) Bem(ns), o qual só deve ser realizado após a conclusão do 1o passo;
O agendamento pode ser feito por abertura de chamado no sistema CISI (https://www.cisi.coppe.ufrj.br/index.php/sistemas-adc/) ou por mensagem de e-mail enviada para Edmilson, da COPPE (edmilson@adc.coppe.ufrj.br) ;
3º Passo: concluída a etapa de agendamento, entrar em contato com o Setor de Patrimônio para que seu representante compareça ao local no dia e hora marcados para receber os bens.
Todo material descartado será conferido e validado conforme dados constantes no ofício, pelo Setor de Patrimônio.
Obs: solicitamos que o Setor de Patrimônio da COPPETEC seja avisado com 48h de antecedência (sobre o dia e hora marcados para descarte) e que o bem permaneça na sala/laboratório até o momento da coleta.
Documentos:
O interessado/requisitante (membro da Comunidade do IQ) deve enviar mensagem de e-mail para patrimonio@iq.ufrj.br solicitando o desfazimento dos itens considerados disponíveis para descarte (bens móveis inservíveis irrecuperáveis e/ou sucateados, cujo reaproveitamento seja considerado inconveniente ou inoportuno). No caso de dúvida quanto a classificação do bem consultar a Instrução Normativa PR6/UFRJ nº 14, de 01 de julho de 2022 – Estabelece as atividades de desfazimento de bens móveis permanentes, alienação e baixa patrimonial de bens inservíveis, pois a mesma classificação se aplica a bens não patrimoniados, segundo a PR6.
Na mensagem de e-mail deverão constar os documentos a seguir para que o agente patrimonial (patrimonio@iq.ufrj.br) possa iniciar o processo:
- A Tabela para solicitação de desfazimento de bens móveis não patrimoniados anexada a essa mensagem, devidamente preenchida;
- O arquivo com a compilação das Foto(s) do(s) bem(ns) – frente, atrás, laterais que permitam classificar o estado do(s) bem(ens)e corroborarem com as especificações descritas na Tabela acima;
- O arquivo com a compilação de 3 (três cotações de preços (sites da internet etc.). Calcular a média de preços (valor de referência) e inserir na última coluna da Tabela;
- No caso de itens de informática é necessário encaminhar laudo técnico, expedido pela TIC/UFRJ (www.tic.ufrj.br), para atestar o não funcionamento do bem.
Documentos:
- Modelo da Tabela para solicitação de desfazimento de bens móveis não patrimoniados;
- Modelo das fotos;
- Modelo de cotação;
- Como solicitar o Laudo Técnico à TIC/UFRJ
Acesse aqui o Fluxograma do Procedimento.
- Bens Móveis adquiridos com verba de orçamento participativo e PROAP – acesse aqui o fluxograma
– Formulário de Autorização de Saída
Procedimento:
e) Somente serão atendidas as solicitações de retirada de bens de locais os quais o responsáveis encaminharam em 2021 a listagens dos bens patrimoniados (Levantamento Patrimonial 2021).
- Transferência interna de Bens Móveis entre Unidades no âmbito da UFRJ:
O interessado/requisitante (Diretor, Decano ou autoridade máxima de outras unidades da UFRJ) deve enviar mensagem de e-mail para diretoria@iq.ufrj.br solicitando a Transferência Interna de Bens Móveis Permanentes conforme o Fluxograma abaixo. Na mensagem de e-mail deverá constar o ofício a seguir devidamente preenchido.
No caso de dúvida quanto ao preenchimento do formulário, autuação de processo, etc. consultar: Instrução Normativa PR6/UFRJ nº 17, de 06 de julho de 2022 – Estabelece as atividades necessárias para transferências internas de bens móveis entre unidades no âmbito da UFRJ.*
Documento:
- Modelo de Ofício (transferência de bens móveis para outras Unidades)
Acesse aqui o Fluxograma do Procedimento.
Modelo de Ofício (Transferência de bens móveis no âmbito do IQ)
Modelo de Ofício (transferência de bens móveis por mudança de chefia/coordenação)
Modelo de Ofício (transferência de bens móveis devido à aposentadoria)
*O procedimento para transferência de bens no âmbito do IQ é análogo ao da IN PR6/UFRJ nº 17/22, conforme orientação da Pró-reitoria de Gestão e Governança da UFRJ. Assim sendo, o requerente deve preencher e assinar o ofício correspondente e encaminhar para a Direção do Instituto de Química.
* Fonte: site da PR-6/UFRJ
Assuntos da Seção de Pessoal
Chefe Seção Pessoal – Reinaldo Antonio da Silva Villar Junior;
Assistente em Administração 1: Luciana Duarte de Oliveira;
Assistente em Administração 2: Manoel Francisco da Silva;
Email: reinaldo@iq.ufrj.br e lucianaduarte@iq.ufrj.br
Telefone: 3938-7101
A Seção de Pessoal tem o papel de atender e dar o suporte aos servidores do Instituto de Química, de acordo com a legislação e seus regimes de trabalho, além de subsidiar a Direção com informações extremamente relevantes e efetuar o controle dos fatos relacionados à área de pessoal, orientando a gestão de pessoal dos Setores/Departamentos do IQ.
O Setor administra a vida funcional de todos os servidores técnicos e docentes, e opera os serviços contemplados nos documentos abaixo:
Aceleração de Promoção Funcional de Docentes
Adicional Ocupacional de Insalubridade
Averbação/Desaverbação de Tempo de Contribuição
Contratação de Colaborador Voluntário
Contratação de Professor Substituto
Designação de Chefe de Departamento e Substituto Eventual
Designação de Coordenador e Vice-Coordenador de Programa de Pós-Graduação
Estágio Probatório de Técnico Administrativo
Modelo de Folha de Ponto adotado pela PR4
Assuntos da Seção de Transporte
Equipe:
Jonas Brandão de Oliveira (jonas@iq.ufrj.br)
João Bernardino de Oliveira (joaobernardino@iq.ufrj.br)
Telefone: 3938-7552
É responsável por prestar serviços de transporte a fim de garantir o cumprimento prioritário das atividades administrativas e acadêmicas (de ensino, pesquisa) do IQ.
Dada a capacidade logística atual/número da frota do IQ, os interessados deverão preencher o formulário abaixo e enviá-lo por e-mail para jonas@iq.ufrj.br, atentando para os prazos de antecedência mínima.
Documento:
Solicitação de e-mail institucional
Para a realização da solicitação, o interessado deverá preencher um dos formulários abaixo com as informações solicitadas, usando um editor de texto e encaminhando o mesmo para o e-mail r_marchi@iq.ufrj.br, mantendo o formato do formulário “.rtf”, não convertendo-o para “.pdf” e especificando como assunto “Criação de conta de e-mail institucional”.
Utilização do SEI
Equipe:
Gleysse Maria Motta Cavalcante (Administrador principal do SEI)
Luciana Duarte de Oliveira
Rodolpho Ribeiro Gomes
Telefone: 3938-7255
e-mails: gleysse@iq.ufrj, lucianaduarte@iq.ufrj.br e rodolpho@iq.ufrj.br
Responde por toda a comunicação entre o IQ e o SIARQ, as unidades de referência e o Comitê Gestor do SEI. As atribuições são as listadas no Portal do SEI/UFRJ.
Para solicitar o cadastramento dos usuários no SEI/IQ de acordo com o perfil (internos, externos, voluntários etc.), bem como o cadastramento das bancas dos processos de promoção/progressão e estágio probatório de docentes verificar os fluxogramas abaixo:
- Criação e/ou alteração de sigla(s)
- Cadastramento usuário interno (perfil básico)
- Cadastramento usuário interno – perfil colaborador (Servidores Inativos, Voluntários, Bolsistas e Terceirizados etc.)
- Cadastramento da banca avaliadora de processos de progressão e promoção de docente
- Cadastramento da banca avaliadora de estágio probatório de docente
- Cadastramento usuário externo (membros externos a UFRJ de comissões avaliadores de estágio probatório, progressão e promoção)