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Acessibilidade

MURAL DAS NOTÍCIAS IMPORTANTES

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Projeto de extensão

“Acessibilidade em tempos de pandemia de Covid-19”

Agradecimento pelos cards e divulgação da CPAI-UFRJ-Macaé!   

Primeiros passos

  • Seleção (realizada);
  • Reunião de seleção (realizada);
  • Capacitação dos extensionistas (em andamento);
  • Divisão de tarefas e formação de equipe (em andamento);
  • Criação de programação e fluxo de atividades (em andamento);
  • Criação de conteúdo para postagem nas redes sociais (em breve);
  • Mini-cursos de formação continuada para docentes, servidores e monitores do IQ (em breve).

Programação

Estréia:

03/09/2020:

15:30 – 17h – Live com a Presidente do CPAI – UFRJ – Macaé, prof. Jane Capelli.

20-21:30h – Live com a pesquisadora do OIIIIPe e docente da UFF, prof. Rejany dos S. Dominick.

Próxima live:

13/10/2020:

20-21:30h – Live com a pesquisadora e docente da UFJV, prof. Dra. Ivoni de Freitas Reis.

Youtube

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Todas as lives já realizadas

Disciplina de pós-graduação (EaD – AVA – Moodle)

EMENTA DA DISCIPLINA – INCLUSÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

PÓS-GRADUAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA – CEEQUIM

Proposta da disciplina:

Ensino de Química Acessível e Inclusivo

Docente:

Prof. MSc. Cristiana de Barcellos Passinato

TAE – IQ-UFRJ / Coordenadora do Setor de Acessibilidade/SIAPE: 1763757

Coordenação NAPES Metro III – CE – DRP – MIII – SEEDUC-RJ)/Mat.: 09666967/ID: 04394682

Titulação: Mestre (doutorado em andamento)

Objetivos:

Fazer com que o professor em exercício matriculado no curso seja capaz de à luz das leis sobre o tema desenvolva estratégias e ferramentas para criação de aulas, avaliações, práticas e materiais didáticos na perspectiva inclusiva, usando alguns conceitos e recursos necessários da educação especial.

Ementa:

Noções básicas sobre legislação da área da Inclusão e Acessibilidade.

Noções básicas sobre as principais tipologias de deficiência, transtornos e necessidades específicas educacionais.

Sensibilização quanto ao olhar e prática de ensino inclusiva com alunos incluídos em sala de aula de ensino regular.

Noções básicas e prática da construção de documentos, relatórios, adaptações curriculares e avaliações adaptadas.

Noções básicas sobre Tecnologias Assistivas.

Estímulo e desenvolvimento de material adaptado para alunos com deficiência e necessidade específica educacional na área de ensino de química.

Metodologia:

Oferecimento de material didático a cada tópico criado durante a semana de trabalho.

Abertura de fórum de discussão incluindo uma questão problematizadora.

Avaliação:

Respostas às discussões e questões propostas do fórum.

Atividade no final da disciplina no AVA.

Trabalho escrito sobre o desenvolvimento de algum recurso acessível para ensino de química.

(se possível)

Seminário presencial apresentando o material produzido e suas funcionalidades para os demais colegas de turma.

Bibliografia:

Serão propostos artigos da área de educação inclusiva e especial, além de iniciativas de desenvolvimento dessa perspectiva no Ensino de Química.

Alguns documentos que foram marco para Educação Inclusiva na perspectiva Especial:

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008.

BRASIL. História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 2010.

UNESCO. Declaração de Salamanca. 1994.

Dentre outros documentos e legislações importantes que serão oferecidos.

Produção de material

Química Acessível

Este vídeo trada das dificuldades dos surdos em receber conhecimento sobre ciências de um modo geral devido às dificuldades linguísticas.

O material foi elaborado para a disciplina “Divulgando as Nossas Teses” da Pós-graduação do Instituto de Bioquímica Médica, coordenada pelos Professores Marcus Oliveira, Marcius Almeida, Carla Polycarpo e Gabriela O. Paiva-Silva.

Vídeo produzido por Cristiana Passinato, aluna de Doutorado do Prof. Hatisaburo Masuda pelo programa de educação.

Fonte: Site IBqM

A história de como foi produzido o vídeo/animação acima virou capítulo de livro na Atena Editora:

O Conhecimento Científico na Química:

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Capítulo 7 

IMPACTO DA APLICAÇÃO DE VÍDEO SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SURDOS COM ALUNOS DE ENSINO BÁSICO EM COLÉGIOS ESTADUAIS

 

 

 

Formação, aulas, palestras

Live com projeto SustentUERJ – UERJ – Maracanã

Aula para Licenciatura em Química da UFF de Volta Redonda: “Inclusão e Acessibilidade”

 

Download de material do Curso SAEECOP – MEC

Aproveite do material riquíssimo e muito esclarecedor do curso oferecido pelo MEC em setembro (1ª fase) e outubro e novembro (2ª fase):

Drive do Google sempre em construção até o final do curso: clique aqui

Destaques – COVID-19

Clique nas imagens

 

Indica-se a leitura de alguns textos produzidos nos links abaixo (clique nas imagens)

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Publicação relevante para o combate do COVID-19

(acessível e baseada em publicação oficial da OMS)

Quebrando mitos e tirando dúvidas sobre a doença chamada de COVID-19 transmitida pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2)

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BAIXE A PUBLICAÇÃO​

Tradução e adaptação do material do “Coronavirus disease (COVID-19) advice for the public: Myth busters” (link), da World Health Organization (Organização Mundial de Saúde) – WHO, para a língua portuguesa, por Mariana D. Ribeiro e Maria Júlia M. Antunes. Revisão: Professoras Sonia Vasconcelos e Martha Sorenson. Apoio técnico: Fábio R. Alencar. Laboratório de Ética em Pesquisa, Comunicação Científica e Sociedade (LECCS), Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências – Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). http://www.leccs.bioqmed.ufrj.br/novo-coronavirus

Textos produzidos pelo Setor de acessibilidade

TEA e Covid-19

As pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) oferecem um campo de estudo constante, pois eles são indivíduos que apresentam funcionalidades diversas e cada indivíduo apresenta um universo a parte. Porém, algumas das suas características principais e que são as que identificamos essas pessoas como classificadas TEA os colocam em um grupo de pessoas que podem não indicar diretamente um risco alto de contaminação do coronavírus. Porém sua rotina é imensamente afetada pela questão do isolamento social, a partir do momento que suas rotinas são afetadas acarretando na maior probabilidade de irritabilidade dentre as reações que esse tipo de indivíduo… Ler mais →

Cartilha visual e simplificada: “Como atender pessoas com deficiência” do Setor de Acessibilidade IQ-UFRJ

Muitas vezes não se sabe como agir mediante a situação de atender a uma pessoa com deficiência. Muitas vezes por faltar orientação, formação ou mesmo por nunca se ter deparado com esse tipo de atendimento. Pois foi assim que nasceu o material apresentado, dessa necessidade. O conteúdo da cartilha foi elaborado afim de atender às necessidades dos diversos setores do Instituto de Química e para a comunidade externa que desejar usar como guia orientador de atendimento a esse público em questão. A cartilha está em um formato visual e de linguagem simples, seu conteúdo será produzido de forma mais textual… Ler mais →

Sobre pessoas com deficiência e Covid-19

Sobre pessoas com deficiência e Covid-19 Muito pouco se encontra em literatura ou se fala sobre os cuidados com a pessoa com deficiência no cenário pandêmico atual, mas eles são potencialmente um grupo de risco. Algumas pessoas com deficiência não possuem nenhum risco, porém outras que são acometidas por comorbidades e até funcionalidades que requerem cuidados e suas mobilidades são reduzidas, sim, são possivelmente um grupo que precisam de um olhar muito cuidadoso. Outro aspecto recorrente é o que se destina às pessoas que precisam de alguém, de um cuidador ou responsáveis para tratar de suas questões, sua higiene. Essas… Ler mais →

Localização

A Comissão de Acessibilidade agora está em uma sala localizada no 7º andar, onde ficava a Assessoria de Segurança do IQ, entre as salas da Extensão e Compras, no corredor dos setores administrativos do Gabinete da Direção.

Nosso ramal é o 3938-7105.

O local será destinado às reuniões da Comissão de Acessibilidade.

O canal mais eficiente para marcação de algum horário para atendimento de professores, alunos, responsáveis é o nosso e-mail: acessibilidade@iq.ufrj.br

 

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Informações

Canal da Acessibilidade IQ

acessibilidade@iq.ufrj.br

Ramal: 7105

Outros links para informações sobre Acessibilidade na UFRJ

 Saiba quando levar seu caso à Ouvidoria

Logotipo do projeto Acessibilidade UFRJ, simbolo composto por dois éses contrapostos formando o desenho de um coração na cor laranja Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva (Fórum PAI)

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