Webmail do IQ

Quimica – Atribuições Tecnológicas

 

Grade curricular (SIGA-UFRJ)


O curso de Química do Instituto de Química da UFRJ tem suas origens na antiga Faculdade Nacional de Filosofia (F.N.Fi.), onde, em 1939, foi criado o curso de Química. Com a extinção da F.N.Fi., este curso passou a ser de responsabilidade do Instituto de Química, onde a formação do profissional químico sempre se encontrou fortemente associada à pesquisa de excelência nesta área.

Em 1990, após um exaustivo trabalho envolvendo o corpo docente e discente, uma ampla reforma curricular do Curso foi implementada. Essa reforma, além de ampliar o curso para 10 períodos, introduziu uma ampla flexibilização, com a inclusão na grade de um enorme elenco de disciplinas complementares, tanto de escolha condicionada como restrita, além dos Requisitos Curriculares Complementares obrigatórios (Projeto de Curso e Seminários) e de escolha condicionada (Estágio).

A qualidade do ensino proporcionado pelo Instituto de Química pode ser avaliada pelo excelente desempenho dos nossos alunos em exames nacionais como o ENADE, bem como pelo fato de um grande número de nossos ex-alunos encontrarem-se hoje trabalhando em empresas de grande porte e em órgãos governamentais, como a Petrobrás, a ANVISA e a FIOCRUZ.

O curso de Química – Atribuições Tecnológicas forma profissionais aptos a trabalharem em diversos setores da indústria química, além de conferir uma formação sólida para os que almejam prosseguir em uma carreira acadêmica, através da realização de cursos de Mestrado e Doutorado. O Químico, formado pelo Instituto de Química, atua em diversos setores de importância vital para a sociedade. É fundamental no controle de qualidade de processos e produtos oriundos das indústrias químicas, incluindo-se a da química fina e a farmacêutica. Na pesquisa científica, tanto em universidades e centros de pesquisa como na indústria, atua na síntese de novos materiais e na busca de novos métodos de análise química. Desta forma, precisa de sólidos conhecimentos teóricos e experimentais nos vários ramos da química, para modelar experiências e projetos em escala de laboratório e de planta piloto, bem como de uma postura crítica para a interpretação dos resultados obtidos.

Para melhor atender a demanda dos profissionais especializados no mercado de trabalho, o aluno do Curso de Química – Atribuições Tecnológicas pode optar por uma habilitação em “Químico do Petróleo”, com o apoio da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Também, no âmbito da Graduação, sempre buscando uma atualização da grade curricular novas disciplinas têm sido implantadas, como Quimiometria e disciplinas ligadas à Química de Petróleo.

O Instituto de Química participa também de convênios internacionais para alunos de graduação, como o estabelecido com a École Polytechnique de Paris, um programa de intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores para o desenvolvimento de atividades acadêmicas. Essa mobilidade entre estudantes de diferentes países tem se mostrado bastante profícua na formação do futuro profissional.

O currículo do curso de Química:

  • Curso: Química
  • Duração do Curso: 5 anos (10 períodos)
  • Currículo: Química Tecnológica
  • Atribuições: 01 a 13 da Resolução Normativa 36/74 do Conselho Federal de Química
  • Disciplinas Obrigatórias: 186 créditos
  • Disciplinas: Química Geral, Química Inorgânica, Química Orgânica, Química Analítica, Físico-Química, Bioquímica, Cálculo, Física, Química Industrial, Tecnologias, Atividades de Extensão, Projeto Final de Curso, Iniciação Científica (opcional) e Estágio.
  • Disciplinas Complementares de Escolha Condicionada: 22 créditos
  • Disciplinas Complementares de Livre Escolha: 2 créditos
  • Requisitos Curriculares Suplementares Obrigatórios: 5 créditos (Projeto de Curso e Seminário)
  • Requisitos Curriculares de Escolha Restrita: 4 créditos (Estágio)
  • Total: 3450 horas
  • Total: 186 créditos

Atuação Profissional: Indústrias de Petróleo e Petroquímica, Farmacêutica, Cosmética, Tratamento de Efluentes ;

Mercado de Trabalho: Indústrias Químicas, Laboratórios Industriais e Centros de Pesquisa.

.
Coordenadora do Curso de Química – Atribuições Tecnológicas:
Professora Rosane Aguiar da Silva San Gil
E-mail: rsangil@iq.ufrj.br
Telefone: (21) 3938-7264
Publicação da Designação no D.O.U. de 31/03/2016 (PDF)
Publicação da Designação no Boletim UFRJ n° 14/2016 – Portaria n° 2685 de 29/03/2016 (PDF)
…..
Composição da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) do Curso de Química – Atribuições Tecnológicas: Em fase de publicação.

Composição do Núcleo Docente Estruturante (NDE) Curso de Química – Atribuições Tecnológicas: Em fase de publicação.


Regimento do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Química – Atribuições Tecnológicas (PDF)
Publicação do Regimento no Boletim UFRJ n° 30/2016 (PDF)

 

Diretora Adjunta de Graduação:
Professora Rosane Aguiar da Silva San Gil
E-mail:
rsangil@iq.ufrj.br
Telefone:
(21) 3938-7264
Publicação da Designação no Boletim UFRJ n° 12/2016 – Portaria n° 2410 de 16/03/2016 (PDF)

 


Search
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt
Filter by Custom Post Type