Situação no IQ – Chuvas de 15/02/2018

À Comunidade do Instituto de Química para ciência.

A cidade sofreu na madrugada de hoje um fortíssimo temporal, com índices pluviométricos recordes, que causou enormes transtornos por toda região.

Na noite de terça-feira houve queda de energia no CT, ocasionando a queima de um dos sistemas do servidor de mail do IQ. Na quarta pela manhã, tão logo dei conta da falta do webmail, conversei com os administradores da rede do IQ, que foram até o local para religar o sistema; foi quando constataram a queima deste equipamento. O serviço de webmail voltou a funcionar normalmente.

Todavia, as fortíssimas chuvas desta madrugada alagaram a subestação do CT, ocasionando nova queda de energia. Fui pessoalmente ao IQ no início da tarde e mantive constante contato com a administração do CT. Outros locais da UFRJ também foram atingidos e a mobilização era total.

Por volta de 14:00 h a energia foi restabelecida no bloco A, mas uma das fases não tinha retornado. Conversei pessoalmente com a equipe que presta serviço de reparo elétrico à UFRJ, que identificou a queima de fusíveis em duas subestações do bloco A. Em contato com a administração do CT conseguimos os fusíveis para reposição e a energia voltou ao normal, inclusive com o funcionamento dos elevadores e do serviço de webmail.

Meu gabinete e laboratórios no Polo de Xistoquímica foram completamente alagados e ainda estamos vendo a extensão dos estragos. A chuva foi muito forte, tendo desabado em poucos minutos o total previsto para o mês.

Esperamos que a situação se normalize e peço compreensão a todos pelos eventuais problemas causados. O prédio do IQ é muito antigo e não tem recebido a manutenção adequada há muitos anos. Precisamos rediscutir toda a logística para situações de emergência como a que passamos, para podermos nos precaver e termos um protocolo de atuação. Por enquanto, é “apagar incêndio” e torcer para que não tenhamos chuvas tão intensas nas próximas horas.

Saudações

Professor Claudio J. A. Mota