Retratação da mensagem de e-mail falsa envolvendo docente do Instituto de Química

À Comunidade do IQ

RETRATAÇÃO (clique aqui)

Como informado em comunicado anterior, a Profa. Elizabeth Roditi Lachter foi vítima de divulgação de mensagem falsa atribuída a ela, a qual causou imensos transtornos. Nos tempos atuais, qualquer “fake news” se espalha na velocidade da luz e pode arranhar a reputação e carreira construídas com máxima ética e dedicação.

O autor da mensagem falsa se identificou ao perceber a dimensão que a “brincadeira” tomou, e, possivelmente, sobre as eventuais consequências legais a que estaria exposto.

A Direção do IQ procurou, inicialmente, dar total apoio e suporte para a Profa. Elizabeth, contactando também a direção da Escola de Química, a Decania do CCMN e a Reitoria da UFRJ para esclarecer os fatos e desmentir a suposta mensagem. Tão logo foi identificado o autor da mensagem falsa, procuramos, juntamente com a Profa. Elizabeth, discutir uma forma de reparação ao dano causado. Em contatos com a direção da Escola de Química ficou acertado que o aluno escreveria uma retratação, reconhecendo publicamente seu erro, e pedindo desculpas pelo ato. Ele também terá a responsabilidade de divulgar a retratação nas mesmas mídias em que veiculou a notícia falsa.

O texto da retratação segue em anexo e será colocado em lugar de destaque na página inicial do IQ na internet. Sabemos que a repercussão desta retratação não terá o mesmo alcance e impacto que o da “fake news”; o objetivo maior foi educativo, incitando o aluno e toda a turma a refletirem sobre o dano causado, para que ações deste tipo não se repitam no futuro.

Quero, mais uma vez, agradecer ao CAIQ, que prontamente divulgou mensagem nas redes sociais em defesa da Profa. Elizabeth e desmentindo a “fake news”.

Por fim, gostaria de salientar o comportamento exemplar da Profa. Elizabeth Roditi Lachter; mesmo com o turbilhão que se abateu sobre ela no dia da mensagem falsa, foi profissional o bastante para aplicar a prova então marcada. Durante todo o processo manteve uma postura serena e tranquila, ressaltando a excelente educadora que é.

Saudações

Claudio Mota