Premiações para o IQ no 35thCologne Workshop on Dope Analysis

À Comunidade do Instituto de Química para ciência

A comunidade de laboratórios de controle de dopagem acreditados pela Agência Mundial Antidopagem (AMA, “WADA”), hoje 34 (trinta e quatro) no mundo, realiza um trabalho intenso de Pesquisa, desenvolvimento e Inovação (P,D&I). Para troca de experiências e coordenação dos avanços nessas pesquisas é realizado pelo Departamento de Bioquímica da Universidade de Esporte de Colônia na Alemanha, um workshop seletivo para membros desses laboratórios, não excedendo uns 120 participantes a cada evento.

Neste ano realizou-se o 35º workhop e já há vários anos foi estabelecida, com o apoio de um fornecedor de equipamentos, a premiação de melhor painel e de melhor apresentação oral neste evento extremamente seleto.

Neste ano, o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD)  recebeu ambos os prêmios por trabalhos apresentados pelo corpo discente e docente do Instituto de Química.
Os trabalhos premiados foram:

Melhor apresentação oral:

Sardela, V.F.; Anselmo, C.; Fonseca, B.; Carvalho, A.; Sousa, V.; Pereira, H.M.G.; Aquino Neto, F.R. (05/03 a 10/03/2017) A tool to human-like metabolism study. 35thCologne Workshop on Dope Analysis, Colônia, Alemanha.

Melhor pôster:

Pizzatti, L.; Woldmar, N.; Poralla, G.; Mirotti, L.; Renovato, M.; Fadel, B.L.; Tsutsumida, W.; Aquino Neto, F.R. (05/03 a 10/03/2017) DNA forensic analysis using 24-marker STR assay improves detection of mixture samples in reticulocytes: a new perspective in homologous blood transfusion. 35thCologne Workshop on Dope Analysis, Colônia, Alemanha.

A palestra de abertura do workshop também foi preparada pela equipe de professores, pesquisadores e estudantes que atuam no LBCD:

Sardela, V.F.; Casilli, A.; Oliveira, F.; Levy, R.; Cavalcanti, G.; Pereira, H.M.G.; Mirotti, L.; Duarte, A.C.; Carneiro, A.C.; Evaristo, J.; Nogueira, F.C.S.; Costa, G.; Pizzatti, Aquino Neto, F.R. (05/03 a 10/03/2017) Doping control improvements between summer olympics and the Rio 2016 Olympic and Paralympic Games. 35th Cologne Workshop on Dope Analysis, Colônia, Alemanha.

Parabéns a todos pelos excelentes resultados, que mostram como é possível conciliar o tripé ensino, pesquisa e extensão na Universidade.