IQ, 61 anos!

O Instituto de Química celebra no dia de hoje seu 61o aniversário. A trajetória até aqui é de muito sucesso, com pioneirismo em diversas áreas da Química no país. O futuro do IQ depende de nós, sobretudo num momento de grandes incertezas e transformações; mas com dedicação e perseverança ele será tão ou mais brilhante que nosso passado.

Criado como unidade voltada à pós-graduação e pesquisa, o IQ é hoje bastante complexo e diverso, sendo responsável por 4 cursos de graduação (um deles semi-presencial), 5 programas de pós-graduação, sendo dois mais voltados para o ensino de química, além de participação em outro programa de pós, juntamente com a Coppe e o NCE. A extensão é hoje parte do quotidiano do IQ, com vários projetos devidamente cadastrados. É a realização do sonho de abnegados que, no final da década de 1950, tiveram a visão do que seria o futuro da Universidade Brasileira.

Parabéns a todos docentes, discentes, funcionários, pesquisadores, terceirizados e colaboradores que, desde 30 de janeiro de 1959 escrevem a História de nosso querido Instituto. Temos que ter orgulho de ser IQ e UFRJ.

Claudio Mota e Marlice Sípoli