Webmail do IQ

03 de maio – Último dia para inscrições nos Eventos da 24ª Semana de Química

24ª Semana da Química

.
As inscrições para participação em eventos da 24ª Semana de Química do IQ-UFRJ estão abertas do dia 18 a 29 de abril na página eletrônica da Comissão de Organização da Semana da Química (clique aqui). Entre as atividades a serem realizadas durante a sua vigência (09 a 13 de maio), estão programados Cursos nos períodos da manhã, tarde, e noite, assim como Palestras, Workshop, Visitas Técnicas e outras atividades especiais de cunho acadêmico.

A Semana da Química é destinada a estudantes, pesquisadores, docentes e profissionais da Química de instituições públicas e privadas, tendo como principal objetivo incentivar os estudos nesta fundamental área, através da produção e difusão de conhecimentos, divulgação de novas tecnologias e tendências, além de promover a interação com profissionais de destaque, preparando melhor os participantes para o atual mercado de trabalho. 

Seguem abaixo algumas das atividades previstas, cujas inscrições poderão ser efetuadas na página eletrônica elaborada pela Comissão da Semana de Química da UFRJ (acesse aqui):

.
Cursos – Manhã (segunda 09/05 à quinta-feira 12/05, de 08:00 às 10:30 horas):
.

– QUÍMICA FORENSE: A CIÊNCIA À SERVIÇO DA JUSTIÇA
Sr. Felipe Tsuruta Lisboa Cruz (PCERJ-ICCE)
Sr. Daniel Busquet de Souza (PCERJ-ICCE)

O curso “Química Forense” tem como objetivo demonstrar como a Química pode auxiliar na solução de crimes. Serão abordados aspectos gerais das Ciências Forenses, os ramos da criminalística e como a ciência e a tecnologia estão inseridos neste mundo. O profissional Perito Criminal possui diversas atribuições e, dentre estas, algumas são específicas de acordo com sua área de formação. Por isso, serão mostrados os pré-requisitos para o ingresso na carreira de Perito Criminal e como este profissional atua, desde a cena do crime até as análises laboratoriais de diversas áreas, dentre as quais, a Química. Também serão abordados aspectos específicos da química, tais como os tipos de análises e quais os materiais analisados de forma mais recorrente.

.
– ANÁLISE ABRANGENTE NO CONTROLE DE DOPAGEM: CIÊNCIA ALIADA AO ESPORTE
Prof. Vinicius Sardela (IQ/DQA – LADETEC)

O curso abrange o monitoramento de substâncias químicas que aumentam o desempenho dos atletas no esporte. Inicia-se abordando os aspectos fisiológicos que limitam a rápida evolução do ganho do desempenho e como as drogas aceleram esse processo. Em seguida é apresentado o sistema de controle antidopagem, desde a coleta da amostra até a estrutura de um laboratório para esse fim. Aprofunda-se com as técnicas empregadas, detalhando os procedimentos analíticos envolvidos nas análises por cromatografia líquida e gasosa, técnicas eletroforéticas e imunoensaios. Informações sobre a sofisticação das atuais práticas de dopagem e a consequente evolução das técnicas de análise para seu controle são apresentadas. A situação do controle antidopagem nos jogos olímpicos de 2016 é também colocada, bem como os avanços científicos que ocorreram no campo da ciências graças ao rigoroso sistema de controle. Esse panorama da ciência envolvida no controle antidopagem pretende situar os conhecimentos da química em um segmento emergente em uma rica década de eventos esportivos no cenário brasileiro.

.
– INTRODUÇÃO À BIOTECNOLOGIA MOLECULAR
Prof.ª Bianca Cruz Neves (IQ/DBq – UFRJ)

O termo “biotecnologia” foi introduzido em 1919 pelo engenheiro húngaro Karl Ereky, na tentativa de definir os métodos pelos quais eram obtidos produtos de origem microbiológica, com valor comercial. De fato, a humanidade vem empregando métodos biotecnológicos há muitos séculos, como por exemplo o emprego de bactérias ou leveduras na produção de cerveja, vinho, vinagre ou queijo. A Biotecnologia é umas das tecnologias mais importantes no século XXI, incluindo setores industriais muito diversos, representando grandes estratégias de sustentabilidade. O termo Biotecnologia Molecular engloba pesquisas de vanguarda na área de genômica funcional, distinta da biotecnologia tradicional. O curso será dividido em quatro blocos: 1) Introdução, que trata das estruturas químicas que compõem as células, seus processos, estruturas e funções; 2) Métodos de vanguarda empregados em Biotecnologia; 3) Diferentes campos de atuação da Biotecnologia Molecular, enfatizando futuras aplicações; 4) Ambientes industriais da Biotecnologia Molecular, incluindo aspectos de empreendedorismo e propriedade intelectual..
Conhecimentos recomendados: Bioquímica, Química Orgânica, Microbiologia, Biologia Molecular.
.

– INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DE POLÍMEROS E APLICAÇÕES
Prof. Geovanio Lima de Oliveira (LABPOL/COPPE – UFRJ)

Introdução nos materiais poliméricos
Conformação
Tipos de cadeia
Propriedades mecanicas e termicas
Processos de Transformação: extensão, injeção, sopro, moldagem de compressão
Aplicação de diversos materiais poliméricos: aplicações industriais de materiais poliméricos, tecnologia, nanotecnologia

.
– ESTADO SÓLIDO: COMO PROCESSOS DE SÍNTESE MOLDAM NOVOS MATERIAIS
Prof.ª Marta Eloísa Medeiros (IQ-UFRJ)

Muitos métodos podem ser utilizados para sintetizar os sólidos inorgânicos em
várias formas, como fibras, películas, espumas, pós, cerâmicas, nanopartículas, cristais, vidros etc. Além disso, a síntese destes encontram-se ligadas às possibilidades de modificação das suas propriedades visando novas aplicações, portanto o estudo de diferentes metodologias de síntese de sólidos inorgânicos tem se tornado desafiador e estimulante.
Neste curso, os principais métodos de síntese de sólidos inorgânicos serão abordados abrangendo os aspectos de forma e alteração de propriedades .

Conhecimentos Recomendados: Inorgânica I 
.
.
– CROMATOGRAFIA DE ÍONS: TEORIA E APLICAÇÕES
Profª Fernanda Veronesi Marinho Pontes (IQ-UFRJ)

A cromatografia de íons (IC) é uma técnica eficiente de separação e de determinação de espécies aniônicas e catiônicas. Ela tem sido amplamente aplicada em diferentes matrizes por ser rápida e simples, apresentar boa precisão e exatidão e poder ser utilizada em ampla faixa de concentração. Este curso tem como objetivo apresentar os conceitos básicos necessários para um melhor entendimento da técnica. Serão abordados os fundamentos da cromatografia de íons, os parâmetros cromatográficos, tipos de eluentes, sistemas de injeção, tipos de colunas, métodos de supressão, tipos de detecção, acoplamentos com outras técnicas e algumas aplicações relevantes da IC.

.
Cursos – Tarde (segunda 09/05 à quinta-feira 12/05, de 13:00 às 15:30 horas):

.
– A QUÍMICA NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA INTRODUÇÃO À GRAFIA QUÍMICA BRAILLE
Prof.: Aires Silva  (IBC)

Este curso tem o objetivo de apresentar à grafia Química Braille, através da qual é possível representar substâncias e equações químicas utilizando o sistema Braille de ensino permitindo que o aluno cego tenha acesso a textos específicos da área. No curso serão realizadas atividades práticas com o uso de regletes e punções.

.
– CIÊNCIA E ARTE: O PAPEL DA QUÍMICA NA CONSERVAÇÃO E NA RESTAURAÇÃO DE BENS PATRIMONIAIS
Profº. Daniel Lima Marques de Aguiar (EBA – UFRJ)

O objetivo do curso é fornecer uma visão panorâmica do cenário da conservação e da restauração do patrimônio cultural e de como a química está inserida neste contexto.
.
.
– CONEXÕES E DESCONEXÕES EM SÍNTESE ORGÂNICA
Prof. Márcio Contrucci Saraiva de Mattos  (IQ – UFRJ)

Pequeno histórico da síntese orgânica. Química verde e desenvolvimento sustentável. Princípios de síntese orgânica: sínteses convergente e linear, síntons e grupos equivalentes, ortogonalidade e grupos protetores. Estratégia sintética: desconexões e formação de ligação C-C. Discussão de exemplos de sínteses totais de produtos naturais.
.

– PRINCÍPIOS DE QUÍMICA MEDICINAL
Prof.º Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro (ICB – UFRJ)

O curso tratará dos aspectos básicos da Química Medicinal, enquanto disciplina capaz de explicar as razões moleculares da ação dos fármacos.
Aspectos históricos da origem dos fármacos; O paradigma de Ehrlich & Fischer para a ação dos fármacos; Os alfabetos bioquímicos; Breve noção sobre o papel dos produtos naturais na descoberta de fármacos; Principais estratégias para o desenho racional de novos candidatos a fármacos.

.
– FARMACOGNOSIA – DESVENDANDO A IMPORTÂNCIA TERAPÊUTICA DA BIODIVERSIDADE
Prof.ª Elaine Santiago Brilhante de Albuquerque (FF – UFRJ)
Prof.ª Ivana Correa Ramos Leal (FF – UFRJ)
Prof.ª Maria Isabel Sampaio dos Santos (FF – UFRJ)
Prof.ª Naomi Kato Simas (FF – UFRJ)

A biodiversidade tem sido utilizada pelo Homem desde os tempos imemoriais para tratar diversos males. Assim sendo, sua importância terapêutica tem sido desvendada sob distintos aspectos, desde o conhecimento popular tradicional até o científico. A Farmacognosia, uma ciência interdisciplinar, que estuda as drogas de origem vegetal e animal, vem ajudando a elucidar esta riqueza biológica, através do estudo de seus atributos morfológicos e da utilização de métodos analíticos qualitativos e quantitativos, metodologia esta fundamental para a bioprospecção de metabólitos secundários.  O curso tem por objetivo resgatar o histórico do uso dos recursos naturais pela humanidade, esclarecer conceitos inerentes ao universo das plantas medicinais, e elucidar como é realizado o controle de drogas vegetais seja por atributos botânicos, seja por testes analíticos qualitativos e quantitativos, além da caracterização dos principais grupos de substâncias vegetais de interesse farmacológico.

.

Cursos – Noite (segunda 09/05 à quinta-feira 12/05, de 18:30 às 21:00 horas):

..

– HISTÓRIA DA QUÍMICA
Prof.º Waldmir Nascimento Araújo Neto (IQ-UFRJ)

História, Filosofia e Sociologia para e na Química – aproximações iniciais;
História como representação do conhecimento e como dado material objetivo da realidade;
Funções da História da Química na prática do Ensino de Química;
Paracelso & Boyle sobre a estrutura da matéria: Alquimia versus Química
Modos de representação do Espaço, na química, entre o final do século XIX e o início do século XX.
Química como um Domínio da Cultura: projetos de ação e de extensão a partir do IQ-UFRJ.
 

– TECNOLOGIA DE ROCHAS E MINERAIS
Prof.ª Fernanda Arruda Nogueira Gomes da Silva (IQ – UFRJ)

Introdução: mineral; rocha e tipos de rocha; depósitos e jazidas; beneficiamento de minérios.
Mineralogia: propriedade dos minerais; cristalografia básica; difração de raios X.
Beneficiamento de Minérios: introdução a amostragem; cominuição; classificação.
Pesquisa Mineral
 

– ENERGIAS RENOVÁVEIS: PRODUÇÃO E ESTOCAGEM
Prof.ª Priscila Tamiasso Martinhon (IQ – UFRJ)

.

Para conferir a totalidade dos eventos, bem como todas as informações acerca da 24ª Semana da Química, acesse a página eletrônica do Evento (clique aqui).

Arquivo de notícias


Próximos eventos e datas importantes

Procure mais

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

DN_T

Você não tem eventos para este dia

  • horas

    • horas
    • dias
    • semanas
stec_replace_image
stec_replace_icon

stec_replace_summary

stec_replace_desc_short
0d 0h 0m 0s
Expirado
Em progresso

stec_replace_location

stec_replace_timespan

  • stec_replace_summary

    stec_replace_date

  • stec_replace_summary

    aguardando aprovação

    Cancelar
    Cancelar
    • Informações sobre o evento

    • Localização

    • Cronograma

    • Os hóspedes

    • Comparecimento

    • Previsão

    • Comentários

    stec_replace_summary

    stec_replace_description
    Visite o site
    • 0

      days

    • 0

      hours

    • 0

      minutes

    • 0

      seconds

    evento expirou

    Evento está em andamento

    • Comparecer

    • Declínio

    anexos

    Exportar Evento

    Importar para o Google Calendar

    Localização

    stec_replace_location

    Obter direções

    Obter direções

    Não foi possível encontrar rota!

    detalhes

    stec_replace_details

    nenhuma programação

    stec_replace_date stec_replace_time
    stec_replace_title
    stec_replace_desc
    stec_replace_avatar
      stec_replace_social

    stec_replace_name

    stec_replace_about

    Você está convidado para este evento!

    • Comparecer

    • Declínio

    • stec_replace_name
        stec_replace_status

      stec_replace_name

    dados meteorológicos não está disponível para este local

    Previsão do tempo

    Hoje stec_replace_today_date

    stec_replace_today_icon_div

    stec_replace_current_summary_text

    stec_replace_current_temp °stec_replace_current_temp_units

    Vento stec_replace_current_wind stec_replace_current_wind_units stec_replace_current_wind_direction

    Umidade stec_replace_current_humidity %

    Parece stec_replace_current_feels_like °stec_replace_current_temp_units

    Previsão

    Encontro

    Clima

    Temp

    stec_replace_date

    stec_replace_icon_div

    stec_replace_min / stec_replace_max °stec_replace_temp_units

    stec_replace_5days

    24 Horas Overview

    Distribuído por Forecast.io