Editais de Seleção PRH20.1

Programa Químico de Petróleo para Cursos de Graduação

O Programa Químico de Petróleo e Biocombustíveis (convênio IQ-UFRJ/ANP/FINEP) oferece aos alunos do Instituto de Química da UFRJ matriculados nos cursos de Química com Atribuições Tecnológicas, Bacharelado em Química e Licenciatura em Química, a formação complementar no setor de Petróleo, Gás Natural, Energia e Biocombustíveis.O Programa abrange as áreas de pesquisa em Exploração e Produção de Petróleo, Refino de Petróleo, Processamento e Aproveitamento de Gás Natural, Combustíveis, Biocombustíveis, Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável, com projetos de relevância nestas áreas.

Edital para Graduação

Anexo do Edital para Graduação

Programa Químico de Petróleo para o Cursos de Pós-graduação

O Programa Químico de Petróleo e Biocombustíveis (convênio IQ-UFRJ/ANP/FINEP) oferece aos alunos do Instituto de Química da UFRJ dos cursos de Pós-graduação em Química e Pós-graduação em Bioquímica a formação complementar no setor de Petróleo, Gás Natural, Energia e Biocombustíveis. O Programa abrange as áreas de pesquisa nas seguintes linhas temáticas:

i. exploração, desenvolvimento e produção;
ii. transporte, refino e processamento de gás natural;
iii. biocombustíveis e demais energies renováveis;
iv. economia de baixo carbono;
v. nanotecnologia e novos materiais;
vi. biotecnologia.

Edital para Pós-graduação