Dia 30/01/2017 – 58 anos da fundação do Instituto de Química da UFRJ

No próximo dia 30 de janeiro (segunda-feira), o Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro comemora os seus 58 anos de existência. Durante estes anos de intensas e profícuas atividades acadêmicas, passaram, e passam diariamente, pelas salas de aula e pelos laboratórios do IQ-UFRJ renomados professores e pesquisadores, bem como valorosos estudantes, que contribuíram, e contribuem efetivamente, através de sua dedicação e empenho, para a consolidação de nossa Unidade como um notável centro de referência brasileiro no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.
.

Atualmente, fazem parte de nossa comunidade acadêmica 161 docentes (6 Eméritos; 19 Titulares – Classe E; 48 Associados – Classe D; 62 Adjuntos – Classe C; 02 Assistentes – Classe B; 11 Adjuntos A e Auxiliares – Classe A; 11 Substitutos e 02 Colaboradores Voluntários), cerca de 150 técnicos e um corpo discente mais de 900 estudantes de Graduação (254 alunos matriculados em Química – Atribuições Tecnológicas; 251 estudantes inscritos em Licenciatura em Química; 86 alunos matriculados em Bacharelado em Química; e 334 estudantes inscritos em Licenciatura em Química EaD nos Polos de Angra dos Reis, São Gonçalo, Piraí e Nova Iguaçu). Além disto, há cerca de 450 alunos vinculados aos Programas de Pós-Graduação do IQ.

O Instituto de Química ocupa o 5º, 6º e 7º andares, além de parte do 3º e 4º andares, do bloco A do prédio do Centro de Tecnologia (CT). Há também o Polo Piloto de Xistoquímica, o Novo Polo de Química e o Laboratório de Bioetanol, os quais se situam em áreas esparsas.
.

Um pouco da História do IQ-UFRJ:

O Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ) foi fundado no ano de 1959 durante a gestão do Magnífico Reitor Professor Pedro Calmon, pela Resolução nº 04, de 30 de janeiro de 1959, do Conselho Universitário da Universidade do Brasil.

A sua criação teve como objetivo principal implementar uma unidade especializada na pesquisa e no estudo da Química, área com uma grande carência de profissionais qualificados no país naquela época.

Ao todo, o IQ formou mais de 1.000 bacharéis e licenciados e mais de 2.000 defesas de Mestrado e Doutorado foram realizadas.

Para mais informações sobre a História do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, acesse aqui a obra completa “Instituto de Química da UFRJ – 50 anos”, elaborada pelos Professores Júlio Carlos Afonso e Nadja Paraense dos Santos, na qual é abordada toda a história dos primeiros 50 anos do IQ-UFRJ (1959 a 2009).