Simpósio na Academia Brasileira de Ciências em Homenagem ao Professor Angelo da Cunha Pinto

À Comunidade do Instituto de Química, para divulgação.
,,,,

,,,,
No dia 02 de dezembro, será celebrado, na sede da Academia Brasileira de Ciências (ABC), localizada na Rua Anfilófio de Carvalho, n° 29, 3º andar – Centro, Rio de Janeiro/RJ, o aniversário do prestigiado Acadêmico Angelo da Cunha Pinto, querido por toda a comunidade científica e falecido em 07 de outubro de 2015. Nesta data, ele completaria 68 anos. Será realizado um Simpósio no qual colegas e alunos farão apresentações relativas à sua obra.

Angelo da Cunha Pinto foi Professor Titular, Pesquisador e Diretor (mandato 2000 a 2004) do Instituto de Química da UFRJ, destacando-se na área da química de produtos naturais brasileiros. Foi atuante membro da ABC, onde participou por vários anos da Comissão de Seleção e do Conselho Consultivo, além de congressos e workshops.

Participou, também, ativamente de outras organizações que se destacam por sua luta pela melhoria das condições de pesquisa no Brasil, como a Sociedade Brasileira de Química – SBQ, da qual foi presidente.meio

Conforme afirma o também Acadêmico Vitor Francisco Ferreira, colaborador e amigo do Professor Angelo, “será uma oportunidade para nos encontrarmos tendo como tema central a vida e a obra do Angelo, sob o olhar de diversos amigos, admiradores e colaboradores.”

Confira abaixo o texto escrito por Vitor Francisco Ferreira, Maria Vargas e Jailson Bittencourt de Andrade, também membros da ABC:

“Somos muitos, pois ele tinha uma visão que ia muito além de qualquer contorno da sociedade. Era um farmacêutico com coração de químico. Suas linhas de pesquisa se estenderam em vários domínios da Química Orgânica e de Produtos Naturais. Isolou muitos produtos naturais de uma variedade de espécies de plantas e desenvolveu diversos métodos sintéticos que levaram à obtenção de várias substâncias bioativas. Sua ação como cientista e formador de recursos humanos é bem conhecida, assim como seu ativismo em prol da comunidade científica e sua paixão pela SBQ. Porém, menos conhecidas, mas também suas paixões, foram a divulgação científica e o apoio ao ensino de química no nível médio. Ele acreditava que a sociedade precisava entender mais de ciência para poder valorizar o trabalho do cientista brasileiro.

Isso, e muito mais, sobre a vida de Angelo, será apresentado por colegas. Será uma data para celebrarmos a vida e obra desse grande cientista. Contamos com sua presença.”

Confira aqui a página do evento no site da ABC e faça sua inscrição para o Simpósio.

Serão fornecidos certificados de participação.

Data: 2 de dezembro de 2016, a partir das 9:00 horas
Local: Academia Brasileira de Ciências
Endereço: Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar.
Centro, Rio de Janeiro/RJ (próximo ao metrô Cinelândia)