Nota Oficial do IQ/UFRJ sobre a mensagem de e-mail falsa que está circulando na internet.

À Comunidade do IQ,

Na manhã de ontem tomei ciência de uma mensagem falsa, que teria sido encaminhada via SIGA pela Profa. Elizabeth Roditi Lachter a alunos da Escola de Química. Logo de início duvidei da veracidade da mensagem e na sequência fui contactado pela Profa. Elizabeth desmentindo o envio e solicitando que comunicasse o fato à direção da Escola de Química.

A tarde, após grande repercussão na internet, a Profa. Elizabeth Lachter foi procurada pelo autor da mensagem, que, aos prantos, se desculpou pelos transtornos criados. O CAIQ emitiu um desmentido nas redes sociais, que teve grande repercussão; transcrevo o texto ao final este comunicado.

A Direção do IQ em nenhum momento teve dúvidas quanto à conduta profissional e ética da Profa. Elizabeth Roditi Lachter, pessoa querida de professores, alunos e funcionários. Ela tem nosso total apoio e solidariedade. Estamos em contato com a Direção da Escola de Química para que o responsável possa se retratar e pedir desculpas publicamente. Mais que punir, nosso dever é educar para que fatos deste tipo não se repitam, colocando em risco a reputação das pessoas.

Tão logo tenhamos o pedido de desculpas e a retratação iremos divulgar para toda a Comunidade do IQ.

Claudio Mota
Diretor do IQ/UFRJ

CAIQ UFRJ – Centro Acadêmico do Instituto de Química

[NOTA DE REPÚDIO]

De ontem para hoje espalhou-se pela internet um e-mail FALSO de uma professora do nosso Instituto de Química sobre o possível adiamento de uma prova. Não sabemos onde se deu início a disseminação e tão pouco como exatamente foi feita.
Dito isso, o CAIQ repudia a falsificação de e-mails, a difamação feita contra a professora e se solidariza com a situação. Atentamos para o fato de que tal prática é CRIME e pedimos que não compartilhem mais a falsificação!
A professora em questão possui 33 anos de casa, sendo reconhecida por seu respeito com os alunos e dedicação à UFRJ!

Agradecemos a compreensão de todos e pedimos que compartilhem esta nota, nos ajudando a esclarecer o ocorrido.

Atenciosamente,
CAIQ – Centro Acadêmico do Instituto de Química Érick Pereira Libório