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Procedimentos para pedido de aprovação da banca examinadora e marcação de defesa de dissertação ou tese

O processo de marcação de defesa de dissertação ou tese é permitido a alunos que cumpriram todos os requisitos expressos nos regulamentos da UFRJ, do Instituto de Química e dos PPG’s. 

Caso seja da PGQu, o aluno deve se informar dos procedimentos no e-mail pgqu@iq.ufrj.br .

Procedimento para alunos do PPGBq, PPGCAl, PEQui e PROFQUI

O aluno envia, com 60(sessenta) dias de antecedência, e-mail para spg@iq.ufrj.br c/c para orientador(es) os seguintes documentos em PDF (frente e verso quando houver):

  1. Download: FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE BANCA
  2. Download: TERMO DE CONCORDÂNCIA DE DEFESA REMOTA
  3. CPF (PDF)
  4. Carteira de Identidade (PDF)
  5. Certificado de Reservista (PDF)
  6. Título de Eleitor (PDF)
  7. Certidão de Nascimento ou Casamento (PDF)
  8. Diploma de Graduação (PDF)
  9. Declaração de realização do Exame de Qualificação de Mestrado Profissional (PDF) – apenas para o curso PROFQUI
  10. Ata do Exame de Qualificação de Mestrado Profissional (PDF) – apenas para o curso PEQUI
  11. Ata do Exame Geral de Conhecimentos (PDF) – apenas alunos de DOUTORADO
  12. Diploma de Mestrado (quando for defesa de Doutorado) – PDF
  13. Histórico Escolar não Oficial (PDF) – Não pode estar com notas em aberto como “I” ou “D”
  14. CRID atual (PDF)
  15. Dissertação ou tese parcial (PDF) – se for sigilosa/patente enviar só o resumo
  16. Produto da dissertação (PDF)  – apenas mestrado profissional
  17. Comprovante de aprovação em exame de proficiência em português  (PDF) – apenas para alunos estrangeiros não-lusófonos
  18. Artigos e publicações científicas (PDF) – quando exigido pelo PPG
  19. Nada Consta do SiBi – bibliotecas (PDF) 

Atenção:

Os documentos devem ser enviados por e-mail com 60 (sessenta) dias de antecedência mínima (recomenda-se 90 dias) para abertura de processo administrativo no SEI. Se um dos documentos enviados tiver frente e verso, ambos os lados devem ser escaneados em um arquivo PDF único.

Envie cada documento em um arquivo separado para inserção no SEI-UFRJ e identifique cada arquivo com o número da lista acima e nome correspondente.

Exemplos:

4- Carteira de identidade.pdf;
8-Diploma de Graduação.pdf e assim por diante.

MARCAÇÃO DA DEFESA

Após a defesa estar aprovada pela Comissão Deliberativa, o aluno deverá enviar e-mail para spg@iq.ufrj.br c/c para orientadores e coordenação com o seguinte arquivo:

Formulário para marcar a defesa de dissertação ou tese

A banca final deve seguir as seguintes regras:

A banca examinadora da Dissertação de Mestrado deverá ser […] composta no mínimo de três membros e,
a critério do orientador, de suplentes. […]
Na sua composição final, a banca poderá conter no máximo dois membros do Programa de Pós-Graduação,
já contando o presidente da banca.
Apenas um dos orientadores contará para os fins da composição da banca (geralmente como presidente). 


A banca examinadora da Tese de Doutorado deverá ser […] composta de cinco membros e,
a critério do orientador, de suplentes. […]
Na sua composição final, a banca poderá conter no máximo três membros do Programa de Pós-Graduação,
já contando o presidente da banca.
Apenas um dos orientadores contará para os fins da composição da banca (geralmente como presidente).

SE AINDA TIVER DÚVIDAS, ENTRE EM CONTATO CONOSCO: spg@iq.ufrj.br 

Abaixo, um resumo do andamento administrativo do seu processo de defesa:

  1. Pedido de abertura de processo junto a SPG  (instruções em https://www.iq.ufrj.br/posgrad/defesa-de-tese/) com 60 dias de antecedência mínima à data prevista para defesa, que ainda não deve estar agendada – de preferência, com 90 a 120 dias de antecedência;
  2. Análise da documentação pela SPG e abertura de processo no SEI;
  3. Despacho do processo para análise da documentação pela coordenação;
  4. Despacho para a CD analisar o processo e autorizar defesa remota ou híbrida, caso se aplique, e avaliar os nomes propostos para banca;
  5. Devolução do processo para a coordenação;
  6. Devolução do processo para a SPG;
  7. Comunicação ao aluno sobre a Deliberação da CD e instruções de marcação de defesa;
  8. Aluno agenda a defesa com a banca examinadora;
  9. Aluno agenda a sala para a defesa junto a SPG;
  10. Aluno agenda a defesa junto a SPG com 15 dias de antecedência;
  11. Na véspera da defesa o aluno recebe a documentação da defesa pela SPG;
  12. Defesa;
  13. Cumprimento de exigências da banca, caso haja (prazo máximo de 90 dias);
  14. Envio pela SPG do resultado da defesa para aprovação na CD;
  15. Entrega da versão final corrigida (prazo máximo de 60 dias após a defesa);
  16. O processo SEI de pedido de defesa se torna processo de homologação da defesa e pedido de diploma junto a PR-2;
  17. SPG encaminha processo para PR-2 analisar;
  18. Emissão do diploma;
  19. Entrega do diploma ao aluno.
     

    Alunos não devem agendar dia de defesa com a banca antes da autorização da SPG
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