Webmail do IQ


  1. Marco Antônio Chaer do Nascimento

    Químico Industrial pela Escola Nacional de Química da Universidade do Brasil (1968), Mestre em Físico-Química (1975) e Ph.D. em Chemical Physics (1977) pelo California Institute of Technology, CA, EUA. Professor Titular de Físico-Química do Instituto de Química da UFRJ. Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (2000). Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2005), Medalha Walter Baptist Mors da Sociedade Brasileira de Química (2011), Medalha Simão Mathias da Sociedade Brasileira de Química (2005), Medalha Augusto Araújo Lopes Zamith do Instituto de Química da UFRJ (2002), Prêmio Cientistas do Nosso Estado da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (1999). Coordenador do CA de Química do CNPq (1993-1995). Coordenador do Núcleo de Excelência (PRONEX) em Funcionalização de Hidrocarbonetos (1999- ), Coordenador da UFRJ na Rede Temática de N&N da Petrobrás. Coordenador do Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear de Sólidos do CMCM/IQ-UFRJ. Membro da Diretoria Científica da “World Association of Theoretical and Computational Chemists (WATOC)”. Representante do Brasil na International Society of Physical Chemistry. Editor convidado para os periódicos Journal of Molecular Structure, Theoretical Chemistry Accounts, Journal of Molecular Modeling. Membro do corpo editorial do periódico Progress in Theoretical Chemistry and Physics (1999-), Química Nova (1989-1991). Consultor para CNPq, FAPESP, FAPERJ, CAPES, FINEP, FAPEMIG, FACEPE, IVIC. Revisor para trabalhos submetidos a periódicos da American Chemical Society, John Wiley, Elsevier. Professor Visitante no California Institute of Technology (1996), Université Henry Poincaré (1999), Senior Visitor na Univerity of Cambridge, Inglaterra (1984), Visiteur na Université de Montréal, Canadá (1980). Co-organizador do I Simpósio Brasileiro de Química Teórica (Rio de Janeiro, 1981), da Escola Latino-Americana de Física (Caxambu, MG, 1991). Organizador do XXVI Congresso Internacional dos Químicos Teóricos de Expressão Latina (Caxambu, MG, 2000), do congresso “Molecular Modeling; the Chemistry of the 21st. Century (Rio de Janeiro, 1992), da “Second Conference on Molecular Modeling” (Rio de Janeiro, 1994). Linhas de pesquisa: estrutura atômica e molecular, espectroscopia atômica e molecular, modelagem molecular (catálise heterogênea, mecanismo de enovelamento de proteínas, desenho de inibidores de proteínas, desenho de materiais com propriedades óticas não-linereas, desenvolvimento de campos de força para metais, polímeros e argilas), desenvolvimento de novos métodos computacionais e teoria da ligação química.

    notícia completa...

  2. Leticia Dobler

    Informações:

    Possui Bacharelado em Ciências Biológicas com especialização em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado e Doutorado em Bioquímica na mesma universidade e pós-doutorado no Institute of Biophysics of the Czech Academy of Sciences (CAS), dupla filiação com FNUSA-ICRC, também na República Tcheca. Atualmente é pesquisadora, nível pós-doutorado com bolsa FAPERJ-Nota-10 e professora substituta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

    notícia completa...

  3. Laryssa dos Santos

    Mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2023) e Graduação em Química – Atribuições Tecnológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Experiência na área de Química Analítica aplicando conceitos de estatística, quimiometria (otimização de métodos e reconhecimento de padrões) e validação de métodos. Experiência nas técnicas UHPLC-HRMS, Cromatografia de Íons (CI), HPLC e ICP OES e em ensaios Físico-Químicos e Microbiológicos em análises de amostras ambientais e na análise de resíduos em matrizes biológicas.

    notícia completa...

  4. Vinício Francisco Ibiapina

    Doutorado em Química – IQ/UFRJ (2024), Licenciado em Química – FTESM (2021), Bacharel em Química – Atribuições Tecnológicas – IQ/UFRJ (2018). Tem experiência na área de Química Analítica com ênfase na separação analítica elementos presentes de resíduos multimetálicos atuando nos temas: tratamento de resíduos eletroeletrônicos, resíduos de mineração, lixiviação e extração por solvente. Tem experiência na área de Ensino de Química atuando nos temas: tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) no ensino de química e divulgação científica.

    notícia completa...

  5. Marcos Felipe de Souza Pedreira

    Mestre em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2022-2024). Bacharel em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018-2022). Especialização em Docência para o Ensino Superior (2023-2024). Possui trabalhos e desenvolve estudos na área de química analítica com ênfase ambiental, especialmente com a temática atmosférica (material particulado, precipitação/deposição total, poluentes atmosféricos, mudanças climáticas). Menção Honrosa na Olímpiada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ-2021).

    notícia completa...

  6. Andrey Linhares Bezerra de Oliveira

    Mestre e Doutor em Química pelo Instituto de Química da UFRJ (2023 e 2018). Graduado em Química com Atribuições Tecnológicas pela UFRJ (2015). Possui curso técnico em Meio Ambiente pelo IFRJ (2009). Atua na Coordenação de Análises Minerais do Centro de Tecnologia Mineral (COAMI-CETEM) com análises quantitativas elementares em amostras de rochas, minérios, concentrados, rejeitos, efluentes, lixívias, solos e sedimentos por técnicas clássicas (volumetria e gravimetria), bem como instrumentais (absorção atômica, cromatografia de íons, colorimetria, eletrodo íon seletivo, ICP OES, ICP-MS e FRX). Participa do desenvolvimento de novos métodos para abertura de amostras em sistemas de alta pressão (forno de micro-ondas e HPAS) e por fusão, da validação e implementação de métodos analíticos diversos no Laboratório e do desenvolvimento de novos processos metalúrgicos para recuperação de metais estratégicos de amostras minerais ou de resíduos eletro-eletrônicos. Atualmente é um dos gerentes técnicos do Laboratório de Fluorescência de Raios-X (FRX) e também do Laboratório de Digestão de Amostras Minerais para Análise Elementar, ambos da COAMI.

    notícia completa...

  7. Leonardo Peçanha Ozorio

    Possui graduação em Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), graduação em Licenciatura em química pela Universidade Salgado de Oliveira (2012), mestrado Profissional em Engenharia de Biocombustíveis e Processos Petroquímicos pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atuou, 2017-2019, e atua como professor substituto no Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente efetua pesquisa de pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação do Instituto de Química no Laboratório de Reatividade de Hidrocarbonetos e Catálise Orgânica.

    notícia completa...