Marco Antônio Chaer do NascimentoProfessor Titular

: Coordenador do Programa de Pós-graduação em Química: Físico-Química: Sala 412: +55 (21) 3938-7563: chaer@iq.ufrj.br: Estrutura atômica e molecular; Espectroscopia atômica e molecular; Modelagem molecular; Desenvolvimento de novos métodos computacionais; e Teoria da ligação química

Químico Industrial pela Escola Nacional de Química da Universidade do Brasil (1968), Mestre em Físico-Química (1975) e Ph.D. em Chemical Physics (1977) pelo California Institute of Technology (1975) , CA, EUA. Professor Titular de Físico-Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atual Coordenador do Programa de Pós-graduação em Química. Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (2000). Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2005), Medalha Walter Baptist Mors da Sociedade Brasileira de Química (2011), Medalha Simão Mathias da Sociedade Brasileira de Química (2005), Medalha Augusto Araújo Lopes Zamith do Instituto de Química da UFRJ (2002), Prêmio Cientistas do Nosso Estado da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (1999). Coordenador do CA de Química do CNPq (1993-1995). Coordenador do Núcleo de Excelência (PRONEX) em Funcionalização de Hidrocarbonetos (1999), Coordenador da sub-área de Fenômenos de Superfície e Catálise do Instituto Virtual de Nanociência e Nanotecnologia da FAPERJ, Coordenador da UFRJ na Rede Temática de N&N da Petrobrás. Membro da Diretoria Científica da “World Association of Theoretical and Computational Chemists (WATOC)”. Editor convidado para os periódicos Journal of Molecular Structure, Theoretical Chemistry Accounts. Membro do corpo editorial do periódico Progress in Theoretical Chemistry and Physics (1999), Química Nova (1989-1991). Consultor para CNPq, FAPESP, FAPERJ, CAPES, FINEP, FAPEMIG, FACEPE, IVIC. Revisor para trabalhos submetidos a periódicos da American Chemical Society, John Wiley, Elsevier. Professor Visitante no California Institute of Technology (1996), Université Henry Poincaré (1999), Senior Visitor na Univerity of Cambridge, Inglaterra (1984), Visiteur na Université de Montréal, Canadá (1980). Co-organizador do I Simpósio Brasileiro de Química Teórica (Rio de Janeiro, 1981), da Escola Latino-Americana de Física (Caxambu, MG, 1991). Organizador do XXVI Congresso Internacional dos Químicos Teóricos de Expressão Latina (Caxambu, MG, 2000), do congresso “Molecular Modeling; the Chemistry of the 21st. Century (Rio de Janeiro, 1992), da “Second Conference on Molecular Modeling” (Rio de Janeiro, 1994). Linhas de pesquisa: estrutura atômica e molecular, espectroscopia atômica e molecular, modelagem molecular (catálise heterogênea, mecanismo de enovelamento de proteínas, desenho de inibidores de proteínas, desenho de materiais com propriedades óticas não-lineares, desenvolvimento de campos de força para metais, polímeros e argilas), desenvolvimento de novos métodos computacionais e teoria da ligação química.