Últimos dias para inscrições no Prêmio Gilberto Velho de Teses de Doutorado 2015

À Comunidade de Química, para ciência,

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PR-2/UFRJ), em parceria com o Parque Tecnológico, procedeu a abertura de inscrições, até o dia 11/03/2016, de teses de doutorado para o Prêmio Gilberto Velho de Teses da UFRJ.

cartazGilbertoVelhoA3-page-001-768x543

Este prêmio é destinado as 05 (cinco) melhores Teses de Doutorado defendidas anualmente em cursos de Pós-Graduação da Universidade.

Será agraciada a melhor tese selecionada em cada um dos seguintes grupos:

I – Ciências da Vida;
II – Ciências Tecnológicas e da Natureza;
III – Ciências Sociais e Humanas;
IV – Letras e Artes.

Há também o prêmio para a Tese Inovadora, que poderá ser de qualquer área, desde que tenha produzido ou gerado processo inovador, não necessariamente patenteado.

Vale ressaltar que, na edição do ano passado, na área “Ciências Tecnológicas e da Natureza”, a contemplada foi a estudante do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica do IQ-UFRJ Ayla Sant’Ana da Silva, pelo trabalho intitulado “Pré-tratamento do bagaço de cana-de-açúcar com líquidos iônicos: Efeito na desestruturação da parede celular e na eficiência da hidrólise enzimática”, sob a orientação da Professora Elba Pinto da Silva Bon, docente vinculada ao Departamento de Bioquímica do IQ-UFRJ.

na categoria “Ciências da Vida”, a premiação foi entregue a Ivaldo Itabaiana Junior, ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e atual docente da Escola de Química – UFRJ, pela tese: “Rotas biotecnológicas para a síntese de monoacilglicerois”, sob a orientação dos Professores do IQ-UFRJ Rodrigo Octavio Mendonça de Souza e Leandro Soter de Mariz e Miranda. ​

Mais informações acerca do procedimento de inscrição poderão ser obtidas na página eletrônica da UFRJ (acesse aqui) ou no Edital CEPG 435/2015, de 27/11/2015 (acesse aqui).