Divulgação do Edital FAPERJ “Apoio Emergencial para os Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Estado do Rio de Janeiro – 2015”

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ divulgou, no dia 03 de setembro, o Edital de “Apoio Emergencial para os Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Estado do Rio de Janeiro – 2015”, cujo escopo é o auxílio a Programas e Cursos de pós-graduação stricto sensu de instituições de ciência e tecnologia (ICTs) fluminenses, de modo a garantir a continuidade da progressão quantitativa e qualitativa de sua produção acadêmica.

A submissão de propostas poderá ser feita on-line, no prazo que estende até 8 de outubro. A divulgação de resultados será realizada a partir de 29 do mesmo mês, enquanto a contratação dos projetos acontecerá a partir de 1º de novembro.

Acesse aqui o supramencionado Edital FAPERJ.

Podem encaminhar propostas Coordenadores ou Coordenadores-Adjuntos de Programas e Cursos de pós-graduação stricto sensu sediados em ICTs do estado, credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), juntamente com a ata de aprovação do projeto no colegiado do programa ou curso, e com a anuência da instituição a que pertence. Cada programa poderá apresentar apenas uma proposta no âmbito deste edital.

Enquadradas em uma de duas faixas, de acordo com o montante solicitado e os critérios definidos, as propostas poderão estar inseridas na Faixa A: Recursos de R$ 60 mil, pagos na forma de Taxa de Bancada em 12 mensalidades de R$ 5 mil; ou na Faixa B: Recursos de  R$ 36 mil, pagos na forma de Taxa de Bancada em 12 mensalidades de R$ 3 mil.  Os programas de pós-graduação stricto sensu que tenham cursos de mestrado e doutorado já credenciados pela Capes, com mais de 120 alunos no total, poderão concorrer na Faixa A. Aqueles cursos que não se enquadrarem nestas características concorrem na Faixa B.

Para a avaliação dos projetos, serão analisados não apenas o mérito técnico-científico, mas também a relevância dos recursos emergenciais propostos para aprimoramento do programa e seu desenvolvimento no cenário científico, tecnológico, econômico e social do estado do Rio de Janeiro; o impacto desses recursos  para a melhoria do conceito do programa e/ou curso junto à Capes; o escopo da utilização dos recursos solicitados e sua abrangência em relação as linha de pesquisas do programa e/ou curso; o impacto dos recursos solicitados para a melhoria da produção acadêmica e para a melhoria da integração entre graduação e pós-graduação; assim como a adequação do orçamento aos objetivos e metas apresentadas para uso do recurso emergencial. As propostas, que serão avaliadas por um Comitê Especial de Julgamento, designado pela diretoria da FAPERJ, terão prazo de até 12 meses, contados a partir da data de liberação dos recursos, para a sua execução.

Para solicitação de elaboração de Carta  de Anuência da Direção do Instituto de Química, clique aqui.