Claudio José de Araujo MotaProfessor Titular

: Diretor do Instituto de Química da UFRJ: Química Orgânica: Gabinete do Instituto de Química: (21) 3938-7001: cmota@iq.ufrj.br: Química verde e sustentável; Conversão de biomassa em produtos químicos; Produção de biocombustíveis; Captura e conversão de CO2; Processos de refino de petróleo; Petroquímica e Conversão de gás natural; Mecanismos de reações catalíticas; Acidez de zeólitas e outros sólidos ácidos; Química de carbocátions; Nanotecnologia e Materiais avançados.

Informações:

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado (1986) e doutorado (1993) em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular e diretor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo docente permanente dos Programas de Química e Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos. Recebeu o prêmio TWAS, concedido pela Academia Mexicana de Ciências, pelo melhor trabalho de colaboração com pesquisador mexicano. Também foi agraciado com o Prêmio de Tecnologia da ABIQUIM. Pela SBQ recebeu o Prêmio Fernando Galembeck de Inovação, a Medalha RVq e a Medalha Walter Baptist Mors. Pelo IQ-UFRJ recebeu a Medalha Augusto A. L. Zamith, como reconhecimento de suas contribuições científicas. Atualmente é Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e Bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1B do CNPq. É membro da Sociedade Brasileira de Química, Sociedade Brasileira de Catálise, American Chemical Society e Fellow da Royal Society of Chemistry. Possui experiência na área de Química e Engenharia Química, com ênfase em Catálise, Química Verde e Sustentável, Petróleo, Gás natural, Petroquímica, Transformação de Biomassa, Biocombustíveis, Captura e Conversão de CO2. Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas à conversão de glicerol e etanol em produtos químicos, produção de biocombustíveis, transformação catalítica de biomassa não alimentícia, captura de CO2 por adsorventes funcionalizados, hidrogenação de CO2 a metanol, DME e hidrocarbonetos, conversão de CO2 a carbonatos orgânicos, mecanismos de reações catalíticas, acidez de zeólitas e outros sólidos ácidos, química de carbocation, nanotecnologia e materiais avançados, além de processos de refino de petróleo, petroquímica e conversão de gás natural.