Claudio José de Araujo MotaProfessor Titular

: Diretor do Instituto de Química da UFRJ: Química Orgânica: Gabinete do Instituto de Química: +55 (21) 3938-7001: cmota@iq.ufrj.br: Conversão de glicerol; Produção de biocombustíveis; Conversão de CO2 a carbonatos orgânicos; Mecanismos de reações catalíticas; Acidez de zeólitas e outros sólidos ácidos; Química de carbocation e processos de refino; Petroquímica e Conversão de gás natural

Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente, é Professor Titular do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química e Engenharia Química, com ênfase em Catálise, Físico-Química Orgânica, Petróleo, Petroquímica, transformação de biomassa e conversão de CO2. Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas a acidez de zeólitas, química de carbocation, transformação química da glicerina e do etanol, conversão do CO2 e processos para refino do petróleo e petroquímica.