Webmail do IQ


Camila Palombo FerrazProfessora Adjunta

: Química Inorgânica: Sala 637: (21) 3938-7146: cpferraz@iq.ufrj.br: Catálise heterogênea aplicada a síntese de combustíveis verdes a partir de CO2, transformação de bioderivados e outras transformações para uma industria mais verde

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal de São Carlos (2007), mestrado em Química (Área de Concentração: Química Analítica e Inorgânica) e doutorado em Química (Área de Concentração: Química Analítica e Inorgânica) pelo Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo (2014). Realizou um doutorado sanduíche na Universität Stuttgart (Institut für Polymerchemie), Alemanha no período de 2012-2013. Adquiriu experiência em Química Inorgânica, com ênfase em Compostos Organometálicos, Catálise Homogênea, Polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: metátese de olefinas, ROMP, ligantes ancilares e rutênio. Fez um pós-doutorado no Instituto de Química da Universidade de São Paulo no Laboratório de Nanomateriais e Catálise 2014-2018 como bolsista FAPESP, atuando na oxidação catalítica de álcoois e substratos de fontes renováveis (HMF e açucares) por nanopartículas de Au e AuPd. Adquiriu expêriencia em Catálise por nanopartículas metalicas, reações de oxidação e esterificação. Realizou um estágio de pós-doutorado FAPESP/BEPE no grupo VAALBIO (Valorisation de la biomasse) na Université de Lille, França no periodo de 2017-2018, atuando no desenvolvimento de catalisadores de Au, Pd e AuPd para a transformação de bioderivados como HMF, furfural e açúcares na ausência de base (reações de oxidação, esterificação oxidativa e hidrogenação). Em projeto vinculado com a empresa Weylchem, fez um pós-doutorado na Ecole Centrale de Lille, França no entendimento da reação de hidrodeoxigenação de derivados de ácido mandelico com catalisadores de Ni. Em seguida, um novo projeto foi desenvolvido com a Centrale Lille e Région Hauts-de-France na alquilação redutora do furfural para a produção de éteres devido à sua alta densidade de energia, alto número de cetano e propriedades adequadas para mistura em combustíveis. Como pós-doutoranda no grupo LIPCAT/UFRJ atuou no projeto para desenvolver um novo processo catalítico industrial para a produção contínua de metanol e hidrocarbonetos a partir da hidrogenação CO2 gasoso por via catalítica. 

Atualmente, é professora no Departamento de Química Inorgânica da UFRJ e integrante do grupo LIPCAT atuando nas áreas de catálise heterogênea aplicada a síntese de combustíveis a partir de CO2, transformação de bioderivados e outras transformações para uma indústria mais verde.