Webmail do IQ


  1. Francisco Walison Lima Silva

    Doutorando em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química (PGQu) atuando no Grupo de pesquisa em Eletroanalítica, Espectroanalítica, Automação e Ambiental (GPEEAA) do Laboratório de Desenvolvimento analítico (LaDA) do IQ/UFRJ, com Mestrado concluído pelo mesmo programa em 2023 onde atuou no Laboratório de Desenvolvimento e Aplicações de Novos Materiais (LaDANM). Possui graduação em Licenciatura Plena em Química (2021) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atua em Química Analítica e Eletroanalítica, com ênfase em: desenvolvimento e aplicação de sensores eletroquímicos para o monitoramento de contaminantes e poluentes emergentes em matrizes ambientais, clínicas e alimentícias; síntese e aplicação de nanomateriais e materiais híbridos; desenvolvimento de sensores modificados e uso de técnicas eletroanalíticas; aplicação de impressão 3D na fabricação de sensores; produção de filamentos condutivos à base de materiais poliméricos e carbon black; economia circular e valorização do biochar para uso em sensores eletroquímicos.

    notícia completa...

  2. Cássia Curan Turci


    Informações:

    Graduada em Engenharia Química (1981), Mestre em Ciências – Físico-Química pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (1985), Doutora em Ciências – Físico Química pela McMaster University e Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). É docente do Programa em Ensino de Química – Modalidade Mestrado Profissional, do IQ-UFRJ. Principais linhas de pesquisa: Espectroscopia atômica e molecular, utilizando feixe de elétrons e fótons (radiação sincrotron). Ensino de Química através do eixo temático Química Ambiental e Acessibilidade. Desenvolve também muitos projetos de extensão, com ênfase em química ambiental, divulgação científica, ciência e arte e educação continuada. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química Inorgânica do IQ/UFRJ de 1999 a 2003 e Vice-Diretora do IQ-UFRJ de 2000 a 2004 e 2012 a 2013. Atuou por três gestões como Diretora do IQ-UFRJ, de 2004 a 2012, e 2013 a 2017. Coordenou de 2014 a 2016 o Programa em Ensino de Química – Modalidade Mestrado Profissional, do IQ-UFRJ. No âmbito da UFRJ, coordenou o Projeto “Pró-talento: a UFRJ despertando vocações científicas” do Programa Novos Talentos (CAPES) e o Programa de Licenciaturas Internacionais 2012 – 2014 da CAPES (PLI 2012). Desde julho de 2018 é Decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) e Vice-presidente da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) a partir de janeiro de 2020.

    notícia completa...

  3. Júlia Concordido Guimarães

    Atualmente é Professora Substituta do Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DQA- IQ/UFRJ). Além disso, é Doutoranda em Química no Programa de Pós-Graduação em Química – PGQu (Conceito CAPES 6) da UFRJ. Sua pesquisa está sendo conduzida no Núcleo de Análises Forenses (NAF) do Laboratório de de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (LADETEC) com foco na avaliação do perfil químico de drogas de abuso sintéticas em matrizes biológicas. Possui graduação em Química com Atribuições Tecnológicas pela UFRJ (2022) e mestrado em Ciências (Química) pela PGQu UFRJ (2024). Possui experiência em Química Analítica com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente com análise de metais e metalóides por Espectrometria de Absorção Atômica e Espectrometria de Emissão Óptica com Plasma Indutivamente Acoplado. Possui ainda experiência em fontes de ionização ambiente acopladas a espectrometria de massas.

    notícia completa...

  4. Vanessa Farelo dos Santos

    Graduação em Química com Atribuições Tecnológicas no Instituto de Química da UFRJ (2018) e doutorado em Ciências Stricto Sensu pelo Programa de Pós-Graduação em Química do mesmo Instituto (PGQu-IQ/UFRJ, 2024). Seu doutorado teve como foco o desenvolvimento de método para quantificação de cobalto em urina humana por cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas de alta resolução aplicado ao controle de dopagem no esporte. Realizou pós-doutorado na avaliação de sistemas petrolíferos via cromatografia gasosa bidimensional abrangente com enfoque em geoquímica de reservatórios (IQ/UFRJ, 2024-2025). Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em desenvolvimento e validação de métodos analíticos por cromatografia acoplada à espectrometria de massas aplicados às áreas de toxicologia, bioanalítica, petróleo, bio-óleo e ambiental. 

    notícia completa...

  5. Carini Aparecida Lelis

    Jovem Pesquisadora Fluminense (FAPERJ, 2025). Pós-doutorado em Ciência de Alimentos (2021–2024). Mestre e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa. Graduação em Ciência e Tecnologia de Laticínios pela Universidade Federal de Viçosa. Possui diversos artigos científicos em periódicos internacionais de elevado fator de impacto. Atua na orientação de estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos e Bioquímica, além da coorientação no Programa de Pós-Graduação em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal (UFF). Atua como membro em vários projetos de pesquisa financiados pela FAPERJ e pelo CNPq. Desenvolve pesquisa e inovação em produtos lácteos, proteínas lácteas, nanotecnologia e compostos bioativos.

    notícia completa...

  6. Ronald Wbeimar Pacheco Ortiz

    Engenheiro de Alimentos pela Universidad de Antioquia (UdeA-Colômbia), Mestre (2015) e Doutor (2018) em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi pesquisador de pós-doutorado no Núcleo de Desenvolvimento de Processos e Análises Químicas em Tempo Real do Instituto de Química da UFRJ (NQTR-IQ-UFRJ) entre 2018 e 2025, participando de projetos em parceria com a Petrobras e no Programa PRH20.1 Químico de Petróleo e Biocombustíveis (IQ-UFRJ). Professor Substituto do Departamento de Físico-Química (DFQ) do IQ-UFRJ entre 2023 e 2025. Desenvolve atividades de pesquisa nas áreas de garantia do escoamento na produção de petróleo, cinética química e termodinâmica, extração sólido-líquido e aproveitamento de resíduos agroindustriais.

    notícia completa...

  7. Pedro Nothaft Romano

    É docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2018; atua como docente pleno no Programa de Pós-Graduação em Química (PGQu) do Instituto de Química/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Nanotecnologia (PENt) da COPPE/UFRJ. Atualmente é Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Graduado em Engenharia Química pela Escola de Química da UFRJ, realizou doutorado direto com período sanduíche na University of Liverpool (Reino Unido). Durante o doutorado, também realizou um estágio na Universidade Nova de Lisboa (Portugal), com foco na síntese e funcionalização de carvões ativados. Dedica-se à pesquisa aplicada na área de catálise heterogênea, atuando como coordenador e pesquisador em projetos de PDI com diversas empresas do setor privado, como Petrogal Brasil, Qatar Energy, Exxon Mobil, Petrobras, Sinochem e Copa Energia. Além disso, é diretor do Laboratório de Intensificação de Processos e Catálise (LIPCAT) da UFRJ, onde desenvolve trabalhos relacionados à eletrificação de processos químicos, reforma de etanol, hidrotratamento de óleos de pirólise, coprocessamento de cargas renováveis em FCC, síntese e modificação de zeólitas, e processos químicos sustentáveis em geral para a transição energética.

    notícia completa...

  8. Bernardo Ferreira Braz

    Doutor em Química (2024), Mestre em Química (2018), Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas (2015), Técnico em Química Industrial pelo CEFETQuímica (2010). Realizou Pós-doutoramento em Química Bioanalítica (2025). Professor do Departamento de Química da UFRJ, atuando desde 2021 neste departamento. Tem como principal área de investigação científica a Química Analítica com ênfase em Bioanalítica, aplicando técnicas isotópicas como: Análise por Diluição Isotópica (IDA) e a Desconvolução de Padrões Isotópicos (IPD) em estudos de metabolismo e nutrição humana. Tem experiência em Química Analítica Instrumental, Química Analítica Ambiental e Geoquímica Ambiental, atuando principalmente em temas como Análise Química de Especiação, Técnicas Espectrométricas (AAS, HR-CS AAS, ICP OES, ICP-MS), Métodos Cromatográficos, Técnicas Hifenadas (HPLC-ICP-MS, LA-ICP-MS), Determinação de Metais e Metaloides, Nutrientes, Águas, Sedimentos e Efluentes.

    notícia completa...