Maria Luiza Rocco Duarte Pereira

Departamento: Físico-Química

Escritório: Sala 408

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4515687356330538

Linhas de pesquisa: Química e Espectroscopia de Superfícies, com ênfase em Polímeros semicondutores, Filmes moleculares, Radiação síncrotron, Dessorção, Espectroscopia de fotoabsorção e Espectroscopia de fotoemissão de alta resolução

Informações:

Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Química pela Freie Universität Berlin, Alemanha (1990). Professora Titular do Instituto de Química da UFRJ, coordena o Laboratório de Química de Superfícies e atua na vice coordenação do Laboratório Multiusuário de Espectroscopia de Fotoelétrons, que empregam técnicas espectroscópicas e de dessorção induzida por feixe de elétrons e fótons no estudo de materiais poliméricos e filmes moleculares, com potencial para aplicação na área de Eletrônica Orgânica. Tem experiência na área de Físico-Química, com ênfase em Química e Espectroscopia de Superfícies, atuando principalmente nos seguintes temas: polímeros semicondutores, filmes moleculares, radiação síncrotron, dessorção, espectroscopia de fotoabsorção e espectroscopia de fotoemissão de alta resolução. Iniciou, recentemente, em parceria com o OV/UFRJ, estudo espectrocópico de filmes moleculares condensados com relevância para a área de Astroquímica. Orientou 22 dissertações de mestrado e teses de doutorado, tem mais de 90 trabalhos publicados, é pesquisadora do CNPq desde 1995, participou de mais de 100 bancas examinadoras, apresentou mais de 50 seminários e palestras em instituições nacionais e do exterior bem como em eventos científicos, mantém colaboração com as seguintes instituições: DF/UFPR, DQ/UFPR, PUC-RJ, IF/UFRJ, OV/UFRJ, COPPE/UFRJ, DF/UFJF, Universidade de Würzburg e Universidade de Tübingen, Alemanha, Universidade Aristóteles de Salônica, Grécia, Universidade Livre de Bruxelas, Bélgica, Universidade de Liubliana, Eslovênia, Universidade Pierre e Marie Curie, França.