Maria Lúcia Costa de Oliveira

Escritório: Polo de Química – Bloco C

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8279186284143689

Página pessoal:

Linhas de pesquisa: Erros Inatos do Metabolismo (EIM); e Caracterização de Aminoacidemias e Aminoacidúrias por Método Cromatográfico.

Informações:

Maria Lucia Costa de Oliveira concluiu o Mestrado em 1971 e o Doutorado em 2008 no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou vários artigos em periódicos especializados e apresentou mais de 100 trabalhos em anais de eventos. Publicou 1 Manual de Práticas em Bioquímica e 1 de Procedimentos em Erros Inatos do Metabolismo. Co-orientou Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, alem de ter orientado inúmeros trabalhos de Iniciação Cientifica e de Conclusão de Curso em Bioquímica. Recebeu 12 Homenagens entre 1987 e 1998 no Instituto de Química e Prêmio como Destaque Acadêmico do Centro de Ciências Matemática e da Natureza em 2008. Coordenou 6 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa na área de bioquímica, com ênfase em erros inatos do metabolismo. Em suas atividades profissionais interagiu com 131 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção cientifica, tecnologica e artistico-cultural são: erros inatos do metabolismo, diagnostico, tratamento, doenças de deposito lisossomal, aminoacidopatias, acidúrias orgânicas.