Daniella Rodrigues Fernandes NoronhaProfessora Adjunta

: Química Orgânica: Polo de Xistoquímica - Bloco C: (21) 3456-5430: daniella@iq.ufrj.br: Transformação química catalítica; Produção de químicos, petroquímicos, combustíveis e biocombustíveis. Síntese e caracterização de catalisadores. Espectrometria de massas e cromatografia para caracterização molecular.

Informações:

Possui Graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Conclusão em 2001), Mestrado em Ciências pelo Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Conclusão em 2004) e Doutorado em Ciências pelo Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Conclusão em 2009). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Petróleo, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento, otimização e validação de métodos analíticos, conhecimento de técnicas eletroquímicas (voltametria e potenciometria) e Cromatográficas (em fases Líquida e Gasosa); Análise de petroquímicos, combustíveis, refino, catálise, zeólitas, enxofre elementar, compostos sulfurados, frações e derivados de petróleo. Trabalhou no Laboratório de Geoquímica Orgânica Molecular e Ambiental (LAGOA) do Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (LADETEC) do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e adquiriu experiência nas técnicas de cromatografia gasosa monodimensional (ou cromatografia gasosa convencional) e bidimensional e espectrometria de massas (analisadores do tipo quadrupolo único e triplo e tempo de voo).