Cássia Curan TurciProfessora Titular

: Vice-reitora da UFRJ: Química Inorgânica: (21) 3938-7148: Linhas de pesquisa: Estudos de excitação de camada interna através de impacto de elétrons e de luz síncrotron; Determinação da força do oscilador generalizada (FOG) através de espectros de perda de energia de elétrons com variação angular; e Ensino de Química através do eixo temático Química Ambiental e Acessibilidade.

Informações:

Cássia Curan Turci é Professora Titular do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ). Graduada em Engenharia Química (1981), Mestre em Ciências – Físico-Química pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (1985), Doutora em Ciências – Físico Química pela McMaster University e Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). É docente do Programa em Ensino de Química – Modalidade Mestrado Profissional, do IQ-UFRJ. Principais linhas de pesquisa: Espectroscopia atômica e molecular, utilizando feixe de elétrons e fótons (radiação sincrotron). Ensino de Química através do eixo temático Química Ambiental e Acessibilidade. Desenvolve também muitos projetos de extensão, com ênfase em química ambiental, divulgação científica, ciência e arte e educação continuada. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química Inorgânica do IQ/UFRJ de 1999 a 2003 e Vice-Diretora do IQ-UFRJ de 2000 a 2004 e 2012 a 2013. Atuou por três gestões como Diretora do IQ-UFRJ, de 2004 a 2012, e 2013 a 2017. Coordenou de 2014 a 2016 o Programa em Ensino de Química – Modalidade Mestrado Profissional, do IQ-UFRJ. No âmbito da UFRJ, coordenou o Projeto “Pró-talento: a UFRJ despertando vocações científicas” do Programa Novos Talentos (CAPES) e o Programa de Licenciaturas Internacionais 2012 – 2014 da CAPES (PLI 2012). Desde julho de 2018 é Decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) e Vice-presidente da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) a partir de janeiro de 2020.