18 de junho – Dia do Químico

.
O Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ) parabeniza todos profissionais que dedicam suas vidas e suas carreiras a esta fascinante ciênciacontribuindo intensamente para o progresso e o desenvolvimento social, tecnológico, científico, ambiental e industrial do nosso país.

Dia do Químico - 18 de Junho

.
Origem do Dia do Químico:

O dia de 18 de junho foi designado como o “Dia Nacional do Químico” devido à assinatura, nesta data, no ano de 1956, da Lei Nº 2.800, também conhecida como “Lei  Mater dos Químicos”,  pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Com o advento da referida norma, foram instituídas importantes inovações, tais como relevantes disposições acerca do exercício da profissão de Químico e as criações dos Conselhos de Química (Conselho Federal de Química – CFQ e os Conselhos Regionais de Química – CRQ’s).

.
Fonte:Informativo do CRQ 21ª Região - edição nº 1, acessado em www.crq21.org.br/boletim_01.pdf