Rosane Aguiar da Silva San GilProfessora Titular

: Diretora Adjunta de Graduação e Coordenadora de Graduação do Curso de Química - Atribuições Tecnológicas: Química Orgânica: Sala 605: +55 (21) 3938-7737: rsangil@iq.ufrj.br: Aplicações da RMN de Sólidos na caracterização de polimorfismo em fármacos, catalisadores, biomassa, e caracterização e aplicações de nanomateriais

Informações:

Química Licenciada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), Mestre em Química Orgânica (influência da viscosidade em reações de troca rápida estudada por RMN em solução) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), Doutora em Química Orgânica (reações de Friedel-Crafts com ácidos halogenados e benzeno) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Professora Titular vinculada ao Departamento de Química Orgânica do Instituto de Quimica da UFRJ. Membro da Diretoria da Associação de Usuários de RMN (AUREMN). Visitante Sênior dos Laboratórios de RMN de Sólidos do IRC, Lyon, França (2002) e Université Paul Cezanne, Marseille, França (2004, 2006). Coordenadora do Laboratório de RMN de Sólidos (400MHz) do IQ-UFRJ (2009- presente) e do setor de RMN multinuclear do Laboratório de RMN em Solução (300MHz) do IQ-UFRJ (2001- presente). Linhas de pesquisa: Aplicações da RMN de Sólidos na caracterização de polimorfismo em fármacos, catalisadores (óxidos, silicas funcionalizadas, zeólitas e outros), biomassa, e caracterização e aplicações de nanomateriais; Funcionalização de argilas para reações ácido-base, reações de Friedel-Crafts, e produção de biocombustiveis a partir de rejeitos (oriundos da industria de cafe e da industria de óleos comestíveis).