Raquel Vieira Santana da SilvaPesquisadora

: LADETEC: Polo de Química - Bloco C: +55 (21) 3938-3748: raquelvieira@iq.ufrj.br: Análise de esteroides endógenos em humanos; e Desenvolvimento de técnicas analíticas para caracterização de bio-óleos e seus derivados

Informações:

Pesquisadora no Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem e no Laboratório de Geoquímica Orgânica e Ambiental, ambos vinculados ao Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalha no desenvolvimento de novas metodologias de análise de esteroides endógenos em humanos por Cromatografia Gasosa acoplada a forno de combustão acoplado a Espectrômetro e Massas por Razão Isotópica e no desenvolvimento de técnicas analíticas para caracterização de bio-óleos e seus derivados. Doutora em Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com período sanduíche na Universidade Politécnica de Valência (Espanha), onde trabalhou com Avelino Corma Canós, um dos nomes mais importantes na área de catálise e conversão de biomassa. Mestre em Química Orgânica e Bacharela e Licenciada em Química pela UFF. Participou da comissão organizadora de eventos para divulgação da ciência, como: XIV Encontro Regional da SBQ-Rio (2013), III Encontro Anual dos Alunos do Programa de PG em Química da UFF, neste caso como Presidente (2011), II Encontro Anual dos Alunos do Programa de PG em Química da UFF (2010) e I Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Belford Roxo (2009), como coordenadora de stand. Tem experiência nas áreas de química orgânica e analítica, com ênfase na aplicação de técnicas cromatográficas e a espectrometria de massas na análise de compostos orgânicos, bem como na produção, caracterização e refino dos produtos da pirólise.