José Celestino de Barros NetoProfessor Adjunto

: Química Orgânica: Sala 607, Laboratório 629: (21) 3938-7256: jbarros@iq.ufrj.br: Síntese Orgânica e Química Medicinal

Informações:

Possui Graduação em Engenharia Química pelo Instituto Militar de Engenharia (2003) incluindo período de Graduação sanduíche na École Nationale Supérieure de Chimie de Clermont-Ferrand (França), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), MBA em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (2014) e Pós-doutorado na área de inovação em indústrias farmoquímicas no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) e na Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) da Fiocruz (2015). Atualmente, é Professor Substituto do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência em inovação em indústrias farmacêuticas e farmoquímicas, síntese orgânica e química medicinal, com um livro e diversos artigos publicados. É revisor de diversos periódicos e foi membro do corpo editorial da Revista Virtual de Química (RVQ). Foi consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e é contribuinte da seção Cutting-Edge Chemistry (anteriormente Noteworthy Chemistry) do portal da Sociedade Americana de Química (ACS). É membro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). Recentemente participou do desafio Innovation Cup Merck-Serono 2014 em Darmstadt (Alemanha) e do workshop Science, Technology and Innovation in Neglected Diseases: Policies, Funding and Knowledge Creation em Belo Horizonte.