Jorge de Almeida Rodrigues JúniorProfessor Adjunto

: Coordenador de Estágios do IQ: Química Orgânica: Polo de Xistoquímica – Sala C-208: (21) 3456-5430: jorge.rodrigues@iq.ufrj.br: Surfactantes, micelas e sistemas auto-associativos; Reologia de micelas gigantes; Surfactantes viscoelásticos inteligentes (que respondem a estímulos); Nanocápsulas para liberação lenta/controlada de aditivos; Recuperação Avançada de Petróleo (EOR); Fluidos de Perfuração de Poços de Petróleo; Controle de Conformance; Nanotecnologia: nanopartículas, nanocápsulas e nanofluidos. : http://lassa.ml/

Informações:

Possui graduação em Química com Atribuições Tecnológicas (2006) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). É Professor Adjunto do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da UFRJ desde 2010 e professor convidado do curso de graduação em Engenharia de Petróleo da UFRJ desde 2007. Tem experiência em sistemas associativos e surfactantes, com ênfase em nanotecnologia e sistemas micelares. Atua desde 2001 em diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de fluidos de perfuração e recuperação avançada de petróleo (EOR). Desde 2015 coordena o Laboratório de Surfactantes e Sistemas Associativos (LASSA), no Pólo de Xistoquímica do Instituto de Química da UFRJ. Neste mesmo ano, iniciou uma parceria com a Halliburton através da COPPE/UFRJ, para o desenvolvimento de produtos na área de Fluidos de Perfuração (Fluidos Drill-In). Ainda em 2015, iniciou uma parceria com a Gerência de Reservatórios da PETROBRAS, e vem coordenando desde então uma série de projetos na área de Recuperação Avançada de Petróleo (EOR) envolvendo sistemas micelares inteligentes e nanotecnologia. Em 2018, foi finalista do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRJ e colabora com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Nanotecnologia da COPPE/UFRJ.