Jorge de Almeida Rodrigues JúniorProfessor Adjunto

: Química Orgânica: Polo de Xistoquímica – Sala C-208: +55 (21) 2590-0990 (Ramal 229): jorge.rodrigues@iq.ufrj.br: Desenvolvimento de fluidos de perfuração de poços de petróleo; Redução de perda de carga por arraste e recuperação avançada de petróleo; e Sistemas associativos e surfactantes, com ênfase em Nanotecnologia de sistemas micelares

Jorge de Almeida Rodrigues Junior possui graduação em Química com Atribuições Tecnológicas (2006) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). É Professor Adjunto do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2010. Tem experiência em sistemas associativos e surfactantes, com ênfase em nanotecnologia e sistemas micelares. Atua desde 2001 em diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento de fluidos de perfuração de poços de petróleo, redução de perda de carga por arraste e recuperação avançada de petróleo (EOR). Recentemente (2015) iniciou uma parceria com a Halliburton através da COPPE/UFRJ, para o desenvolvimento de produtos na área de Fluidos de Perfuração (Fluidos Drill-In). No mesmo ano, iniciou a coordenação de um projeto financiado pela PETROBRAS na área de Recuperação Avançada de Petróleo (EOR) envolvendo sistemas micelares e nanotecnologia. Possui uma parceria com a empresa CBPAK, na qual desenvolve embalagens biodegradáveis e materiais a partir de amido. Atualmente é coordenador do Laboratório de Surfactantes e Sistemas Associativos (LASSA), no Pólo de Xistoquímica do Instituto de Química da UFRJ.