Elba Pinto da Silva BonProfessora Emérita

: Bioquímica: elba1996@iq.ufrj.br: Microbiologia Aplicada, Biocatálise com ênfase na produção e uso de enzimas industriais e especiais e no processamento de biomassa por rotas biotecnológicas

Professora do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da UFRJ desde 1975, quando ingressou como Professor Assistente, tendo percorrido todos os níveis da carreira docente atuando em ensino, pesquisa de graduação e pós-graduação. Em 2011 foi aprovada em concurso público para Professora Titular. Após sua aposentadoria, em 2022, recebeu, em 2023, o título de Professora Emérita da UFRJ. Suas atividades de ensino e pesquisa desenvolveram-se no Brasil e no Exterior, tendo realizado doutorado na UMIST / Victoria University of Manchester, UK e Pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology /MIT, Cambridge, MA. Coordenou Projetos de Pesquisa nacionais e internacionais. Tem atuado na área de Tecnologia Enzimática e Processamento de Biomassa por Rotas Biotecnológicas. Tem mais de 125 publicações, com 3875 citações e índice-h 32. Publicou o livro Enzimas em Biotecnologia: Produção, Aplicações e Mercado (ISBM 978857193189), uma das referências da área no Brasil e em Portugal. O capital intelectual representado pela produção científica e técnica resultou de 26 teses de doutorado e 30 dissertações de mestrado. Os investimentos continuados em recursos humanos resultaram na formação de 150 pesquisadores de diferentes níveis, muitos deles já coordenando seus próprios laboratórios. A linha de pesquisa sobre processamento da biomassa lignocelulósica, por rota biotecnológica, vem sendo desenvolvida no Laboratório Bioetanol (http://bioetanol-ufrj.com.br) inaugurado em 2013 e criado com auxílio financeiro da FINEP e do Governo do Japão.

Contribuiu em política de Ciência e Tecnologia através da criação e organização várias edições do evento ENZITEC. Participou das atividades do Fórum de Biotecnologia do Governo Federal, contratada pelo CGEE. As atividades do Fórum consolidaram-se através do decreto presidencial 6.041, de 8 de fevereiro de 2007, que instituiu a Política de Desenvolvimento da Biotecnologia, incluindo a área de Enzimas Industriais e Especiais.