Nanci Câmara de Lucas GardenProfessora Associada

: Química Orgânica: Sala 602: +55 (21) 3938-7120: nancicl@iq.ufrj.br: Fotoquímica; Fotoestabilidade e Fototoxidade de substâncias de interesse farmacológico; e Atividade antioxidante de componentes de plantas medicinais brasileiras

Informações:

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências – Habilitação em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1985), Mestrado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Atualmente, é Professora Associada vinculada ao Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Fotoquímica, focados no entendimento das propriedades físico-químicas de transientes/intermediários gerados fotoquimicamente. Tem experiência na utilização de técnicas espectroscópicas com resolução temporal, como fotólise por pulso de laser e fluorescência resolvida no tempo. Atualmente os sistemas de interesse envolvem: fotoestabilidade e fototoxidade de substâncias de interesse farmacológico, fotoquímica de componentes de petróleo, atividade antioxidante de componentes de plantas medicinais brasileiras e fotoquímica de substâncias em microambientes, como zeólitas e nanopartículas.