Maria Luiza Rocco Duarte PereiraProfessora Titular

: Substituta Eventual do Chefe do Departamento de Físico-Química: Físico-Química: Sala 408: +55 (21) 3938-7786: luiza@iq.ufrj.br: Química e Espectroscopia de Superfícies, com ênfase em Polímeros semicondutores, Filmes moleculares, Radiação síncrotron, Dessorção, Espectroscopia de fotoabsorção e Espectroscopia de fotoemissão de alta resolução

Informações:

Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Química pela Freie Universität Berlin, Alemanha (1990). Professora Titular vinculada ao Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordena o Laboratório de Química de Superfícies, que emprega técnicas espectroscópicas e de dessorção induzida por feixe de elétrons e fótons no estudo de materiais poliméricos e filmes moleculares, com potencial para aplicação na área de Eletrônica Molecular. Tem experiência na área de Físico-Química, com ênfase em Química e Espectroscopia de Superfícies, atuando principalmente nos seguintes temas: dessorção, polímeros semicondutores, filmes moleculares, radiação síncrotron, espectroscopia de fotoabsorção e espectroscopia de fotoemissão de alta resolução. Iniciou, recentemente, em parceria com o OV/UFRJ, estudo espectrocópico de filmes moleculares condensados com relevância para a área de Astroquímica. Orientou 20 dissertações de mestrado e teses de doutorado, tem mais de 80 trabalhos publicados, é pesquisadora do CNPq desde 1995, participou de mais de 100 bancas examinadoras, apresentou mais de 40 seminários e palestras em instituições nacionais e do exterior bem como em eventos científicos, mantém colaboração com as seguintes instituições: IF/UFRJ, OV/UFRJ, COPPE/UFRJ, DF/UFPR, DQ/UFPR, DF/UFJF, Universidade de Würzburg e Universidade de Tübingen, Alemanha.