Estudo internacional cujo primeiro autor é o Prof. Rafael Dias Mesquita (IQ-UFRJ) mapeia o genoma do barbeiro, vetor da Doença de Chagas

Nesta segunda-feira (16 de novembro), uma equipe internacional composta por cientistas de diversas instituições, entre elas a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Fundação Oswaldo Cruz, publicou, no periódico científico “Proceedings of the National Academy of Science” (PNAS) da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, o mapeamento do genoma do barbeiro (Rhodnius prolixus), inseto transmissor do mal de Chagas.

Este trabalho tem como primeiro autor o Professor Rafael Dias Mesquita, docente vinculado ao Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da UFRJ, e conta inclusive com a participação das Professoras Ana Cláudia do Amaral Melo e Glória Regina Cardoso Braz, do mesmo Departamento.

O estudo em referência analisa em detalhes mais de 95% do DNA ativo do inseto e promove a identificação de alguns genes envolvidos em funções vitais do animal.

Com isto, verificou-se que o genoma do inseto Rhodnius prolixus mostrou expansões gênicas relacionadas a quimo-recepção, alimentação e digestão, que podem ter facilitado a adaptação do inseto a uma dieta exclusivamente composta de sangue, além de uma via de imunidade peculiar e a relação silenciosa do inseto hospedeiro com o parasito causador da doença de Chagas.

Os resultados do estudo podem melhorar o entendimento da transmissão do parasito causador da enfermidade e também levar a ao desenvolvimento de novos métodos de controle do inseto.

Estima-se que atualmente a Doença de Chagas afete cerca de sete milhões de pessoas no mundo, em sua  grande parte habitantes da América Latina.
.
Para informações adicionais acerca deste importante trabalho, clique aqui

Acesse abaixo as notícias publicadas na mídia sobre este assunto:

– Jornal O Globo (17/11/20105) – “Cientistas decifram o genoma do barbeiro” (clique aqui)

– Portal de Notícias G1 (17/11/2015) – “Grupo mapeia genoma do barbeiro, inseto que transmite mal de chagas” (clique aqui)

.
O Instituto de Química da UFRJ parabeniza a toda equipe envolvida neste relevante trabalho!