[RESULTADO FINAL] Processo Seletivo para Professor Substituto do Departamento de Química Orgânica – Edital nº 205/2019

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

CALENDÁRIO E NORMAS COMPLEMENTARES DA SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ORGÂNICA DO IQ-UFRJ – EDITAL GERAL UFRJ No205/2019

Caros colegas,

O resultado final do processo seletivo para Professores Substitutos do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da UFRJ, Edital 205/2019​, foi divulgado hoje, dia 30 de maio de 2019, em sessão pública, na sala 601, às 14:00 h, pela Comissão Julgadora.

Ordem de classificação dos candidatos aprovados:
1º – VITOR SIMÕES CARDOSO DE ANDRADE
2º – LÍVIA CRISTINA ROCHA MENDONÇA DA FROTA​

​Saudações,
Magaly G. Albuquerque – Chefe do DQO

IMPORTANTE: Os resultados de cada etapa serão divulgados por correio eletrônico aos candidatos e no Quadro de Avisos do DQO (nº 19 ou nº 21) localizado no 6º andar do Bloco A do prédio do Centro de Tecnologia (CT), no Instituto de Química (IQ) da UFRJ. O cronograma está sujeito a alterações, conforme o andamento do processo, sempre com a ciência dos candidatos.

27/05/2019 Segunda-feira 08-12 h – Exame preliminar da documentação apresentada. Divulgação das candidaturas homologadas e da composição da Comissão Julgadora homologada.

SELEÇÃO 1ª FASE: ANÁLISE DE CURRÍCULO (ELIMINATÓRIA) 27/05/2019 Segunda-feira 13-15 h

Análise de currículo e divulgação do resultado dos candidatos aptos para a próxima etapa.

SELEÇÃO 2ª FASE: (A) PROVA ESCRITA (ELIMINATÓRIA) 28/05/2019 Terça-feira (Local: CT-A-601)

08:00 h – Assinatura da lista de presença. Presença obrigatória sob pena de desclassificação. Sorteio de 02 (dois) pontos para a Prova Escrita e de 01 (um) ponto para a Prova Didática a partir das listas dos programas da Prova Escrita e da Prova Didática, respectivamente. 08:15-09:15 h – Consulta por 01 (uma) hora sobre os pontos sorteados. 09:15-12:15 h – Redação da prova escrita durante o tempo máximo de 03 (três) horas.

Programa da Prova Escrita (PESO 3)
1) Acidez e basicidade em Química Orgânica; Efeitos estéreo-eletrônicos;
2) Reações de substituição nucleofílica e de eliminação em carbono saturado;
3) Reações de adição nucleofílica à carbonila; reações de substituição nucleofílica em grupo acila;
4) Reações de substituição eletrofílica aromática; reações de substituição nucleofílica aromática;
5) Reações de adição eletrofílica em carbono insaturado.

Dinâmica da Prova Escrita: A Prova Escrita constará de questões específicas considerando 02 (dois) pontos sorteados do programa e deverá ser redigida usando caneta esferográfica de tinta azul ou preta. A duração total da Prova Escrita será de 04 (quatro) horas, sendo 01 (uma) hora de consulta dos pontos sorteados e 03 (três) horas para a redação da prova.

SELEÇÃO 2ª FASE: (B) PROVA DIDÁTICA (ELIMINATÓRIA) 30/05/2019 Quinta-feira (Local: CT-A-601)

A partir das 08:00h por ordem de inscrição.

Programa da Prova Didática (PESO 2)
1) Destilação Simples e Fracionada;
2) Cristalização;
3) Cromatografia em Camada Delgada;
4) Determinação de Ponto de Fusão e de Ponto de Ebulição;
5) Extração por partição ácido-base.

Dinâmica da Prova Didática: Aula expositiva de 25-30 min, considerando 01 (um) ponto sorteado do programa, onde o candidato terá a sua disposição, como recurso didático, quadro-negro/branco e giz/caneta, seguida de arguição de até 10 min pela Comissão Julgadora. Obs.: Datashow e/ou retroprojetor não poderão ser utilizados.

Documentos informativos:

1. Composição da Comissão Julgadora  e inscrições homologadas, em 27 de maio de 2019 (PDF);
2. Resultado da Prova Escrita, em 29 de maio de 2019 (PDF);
3. Resultado do sorteio do tema para a Prova Didática em 30 de maio de 2019 (PDF);
4. Resultado Final em 30 de maio de 2019 (html).