Projeto PsIQ: Palestra no IQ hoje, dia 21/09 – 2º Ciclo de Palestras sobre Saúde Mental

À Comunidade do Instituto de Química para ciência e participação!

O PsIQ traz para toda a comunidade do IQ a primeira palestra que compõe o 2º Ciclo de Palestras Sobre Saúde Mental, com o tema “Sob o peso do agora: reflexões sobre a angústia do nosso tempo”, que ocorrerá hoje, quinta-feira, dia 21/09/2017, as 17:00h,  na sala 601, do bloco A do CT.

Nosso tempo histórico atual tem recebido uma série de nomes e identidades diferentes: pós-modernidade, capitalismo tardio, modernidade líquida, modernidade reflexiva, neoliberalismo. Apesar das divergências, algumas características fundamentais têm sido apontadas pelos mais diferentes pesquisadores: a ênfase no indivíduo, a rivalidade e ausência de solidariedade, o peso do presente.

A partir destas análises buscaremos entender o que é este tempo capaz de fomentar e difundir a ansiedade, destruir os valores comuns e espaços públicos, diminuir as perspectivas e expectativas do futuro e simular as relações sociais e políticas como relações de consumo. Será objeto de nossa análise observar as pressões exercidas no e pelo indivíduo no ambiente de trabalho, familiar, acadêmico e de relações pessoais, de modo que a pergunta de “o que se espera de nós, enquanto indivíduos, hoje?” estará presente em nossa discussão. A partir desta questão buscaremos construir uma percepção coletiva sobre o nosso tempo.

A palestra será ministrada pelo sociólogo Ricardo Braga. Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente mestrando em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ. Tem experiência de atuação em pesquisas sobre repressão e resistência de trabalhadores rurais no Estado do Rio de Janeiro, com ênfase no período da Ditadura Militar. Estudar o passado recente não retirou o olhar sobre as suas continuidades e transformações no presente.

LOCAL: A601

HORÁRIO: 17:00 h as 18:30 h

O PsIQ é um projeto criado por alunos do Instituto de Química, com apoio da Direção, CAIQ – Centro Acadêmico do Instituto de Química e NuDIQ – Núcleo de Diversidade do Instituto de Química, cujo objetivo é a promoção do debate sobre a saúde mental dos nossos alunos, professores e funcionários, a fim de desenvolver melhor qualidade de ensino, trabalho e de vida dentro do Instituto.

Contato: psiqufrj@gmail.com Organização: Guilherme Priori, Mariana Telles do Casal, Juliana Goulart, CAIQ, NuDIQ e Direção do Instituto de Química

psiq_palestra2-1