Vencedores do Prêmio Gilberto Velho de Teses UFRJ 2014, nas categorias “Ciências Tecnológicas e da Natureza” e “Ciências da Vida”

Será realizada no dia 02 de setembro (quarta-feira), às 14:00 horas, no Auditório do Parque Tecnológico, a Cerimônia de Entrega do Prêmio Gilberto Velho de Tese da UFRJ – edição 2014.

Este prêmio é concedido às melhores Teses de Doutorado da UFRJ defendidas em 2014 nas categorias “Ciências da Vida”; “Ciências Tecnológicas e da Natureza”; “Ciências Sociais e Humanas”; “Letras e Artes” e “Tese Inovadora”.

Na área “Ciências Tecnológicas e da Natureza”, a contemplada foi a estudante do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica do IQ-UFRJ  Ayla Sant’Ana da Silva, pelo trabalho intitulado “Pré-tratamento do bagaço de cana-de-açúcar com líquidos iônicos: Efeito na desestruturação da parede celular e na eficiência da hidrólise enzimática”, sob a orientação da Professora Elba Pinto da Silva Bon, docente vinculada ao Departamento de Bioquímica do IQ-UFRJ.

Já na categoria “Ciências da Vida”, a premiação será entregue a Ivaldo Itabaiana Junior, ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e atual docente da Escola de Química – UFRJ, pela tese: “Rotas biotecnológicas para a síntese de monoacilglicerois”, sob a orientação dos Professores do IQ-UFRJ Rodrigo Octavio Mendonça de Souza e Leandro Soter de Mariz e Miranda.

São avaliados como critérios para a concessão desta láurea a originalidade do trabalho, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e valor agregado ao sistema educacional.

Parabenizamos a Dra. Ayla Sant’Ana da Silva, bem como os docentes Ivaldo Itabaiana Junior, Elba Pinto da Silva Bon, Rodrigo Octavio Mendonça de Souza e Leandro Soter de Mariz e Miranda por mais esta conquista.