Webmail do IQ

Lançamento do Edital FAPERJ “Apoio à Aquisição de Equipamentos de Grande Porte para Instituições de Ensino Superior e Pesquisa”

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ divulgou, no dia 17 de setembro, o Edital de “Apoio à Aquisição de Equipamentos de Grande Porte para Instituições de Ensino Superior e Pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2015″, como forma de financiar a aquisição de equipamentos multiusuários de grande porte necessários para o desenvolvimento de linhas de pesquisa ou projetos a serem implementados mediante protocolo de viabilidade técnico-científica.

A submissão de propostas poderá ser feita on-line até 29 de outubro. A divulgação dos resultados está prevista para acontecer a partir de 19 de novembro.

Acesse aqui a íntegra do Edital FAPERJ N° 13/2015.

Podem submeter propostas equipes multidisciplinares, formadas por um mínimo de 15 pesquisadores, com vínculo empregatício ou funcional nas instituições de ensino e pesquisa consorciadas sediadas no estado do Rio de Janeiro. Entre eles, deverá ser nomeado um coordenador e um vice-coordenador – pesquisador de reconhecimento nacional e/ou internacional, que seja Pesquisador 1 do CNPq e/ou Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ. Os demais participantes serão considerados pesquisadores consorciados. Serão aceitas apenas propostas multi-institucionais, constituídas por, pelo menos, três instituições diferentes. Também o coordenador e o vice-coordenador devem ser de instituições distintas e pelo menos oito pesquisadores do grupo devem ser de instituições que não seja a do coordenador.
.
Todos os pesquisadores (coordenador, vice-coordenador e pesquisadores consorciados) devem ter grau de doutor, ser docentes de programas de pós-graduação stricto sensu credenciados pela Capes em suas instituições de origem, estar ativa e produtivamente envolvidos em pesquisa relevante para a proposta apresentada e pertencer a apenas um único grupo que submeta propostas ao presente edital. Também deverão apresentar produção científica de qualidade relacionada ao tema a ser desenvolvido, principalmente nos últimos cinco anos. Além do número mínimo exigido de 15 pesquisadores com vínculo empregatício/funcional com a instituição proponente, pesquisadores vinculados a outras instituições poderão fazer parte das equipes proponentes.
.
A proposta inscrita poderá ainda contar com a participação de uma ou mais empresas, que deverão justificar o apoio através de documento, demonstrando o impacto em seus projetos de inovação. Uma empresa pode participar de mais de um projeto desde que tenham justificativa para essa participação.
.
Para informações adicionais sobre este edital, acesse aqui.