Professores do IQ contemplados em Editais da FAPERJ

.
A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) divulgou, no dia 20 de agosto, a lista de projetos contemplados nos Editais “Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE)” e “Cientista do Nosso Estado (CNE)” – edição 2015.
….

No âmbito do Edital FAPERJ Nº 06/2015  “Jovem Cientista do Nosso Estado”, foram selecionados cinco projetos de professores vinculados ao Instituto de Química:

Professora Bárbara Vasconcellos da Silva (Departamento de Química Orgânica) – Projeto: “Síntese de novas substâncias heterocíclicas para o tratamento do câncer”;

Professor Daniel Perrone Moreira (Departamento  de Bioquímica) – Projeto: “Metabolismo e bioatividade de isoflavonas e saponinas de soja em seres humanos”;

Professor Eduardo Mere Del Aguila (Departamento de Bioquímica) – Projeto: “Purificação e produção de peptídeos antimicrobianos de produtos da indústria alimentícia por técnicas verdes (tecnologia de DNA recombinante)”;

Professor Fábio César Sousa Nogueira (Departamento de Bioquímica) – Projeto: “Proteômica alvo-direcionada aplicada ao estudo de plantas oleaginosas com relevância biotecnológica”; e

Professor Leandro Soter de Mariz e Miranda (Departamento de Química Orgânica) – Projeto: “Reatores de fluxo contínuo em síntese orgânica: aplicação na síntese de antiretrovirais inibidores de protease do HIV”.

No Edital FAPERJ Nº 05/2015 – “Cientista do Nosso Estado” foram agraciados os docentes:

Professor Claudio José de Araújo Mota (Departamento de Química Orgânica) – Projeto: “Química e Sustentabilidade: Conversão de Biomassa e CO₂ em Combustíveis e Produtos Químicos” e

Professora Vania Margaret Flosi Paschoalin (Departamento de Bioquímica) – Projeto: “Produção de nanocomplexos de quitosanas e peptídeos bioativos e seu uso na preservação de alimentos”.
…..

Estas bolsas são destinadas ao apoio de projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro. Para concorrer ao Edital “Jovem Cientista do Nosso Estado”, é imprescindível ainda que o coordenador tenha adquirido o título de doutor a partir de agosto de 2005.

.
Para conferir a lista completa dos agraciados, acesse os links abaixo:

Listagem completa dos contemplados no Edital “Cientista do Nosso Estado (CNE)”

Listagem completa dos contemplados no Edital “Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE)”