Jorge de Almeida Rodrigues Júnior

Jorge de Almeida Rodrigues Júnior 01Professor Adjunto

E-mail: jorge.rodrigues@iq.ufrj.br

Telefone: +55 (21) 2590-0990 (Ramal 229)

Departamento: Química Orgânica

Escritório: Polo de Xistoquímica – Sala C-208

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8686707088487722

Linhas de Pesquisa: Desenvolvimento de fluidos de perfuração de poços de petróleo; Redução de perda de carga por arraste e recuperação avançada de petróleo; e Sistemas associativos e surfactantes, com ênfase em Nanotecnologia de sistemas micelares

Informações:

Possui Graduação em Química com Atribuições Tecnológicas (2006) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência em sistemas associativos e surfactantes, com ênfase em nanotecnologia de sistemas micelares. Atua desde 2001 em diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento de fluidos de perfuração de poços de petróleo, redução de perda de carga por arraste e recuperação avançada de petróleo. Desde 2007 é membro pesquisador da Rede Temática de Nanotecnologia Aplicada à Indústria de Energia em Nanomateriais (PETROBRAS). Atualmente é integrante do Grupo de Fluidos e Materiais Poliméricos Multifásicos (FLUMAT) do Instituto de Química da UFRJ.