Arnaldo da Costa Faro Junior

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4814996962747257

Linhas de Pesquisa: Cinética Química e Catálise

Informações:

Possui Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e Doutorado no Chemistry Department da University of Edinburgh, Escócia (1984). Trabalhou no CENPES/PETROBRAS de 1969 a 1993. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Físico-Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: catalisadores à base de sulfetos metálicos, mássicos ou suportados em aluminas modificadas com Ti, Zr e Nb ou suportados em nióbia para hidroprocessamento de petróleo; reações de hidrocarbonetos e álcoois sobre aluminas modificadas com Ti, Nb ou Zr; catalisadores modificados com nióbio para síntese de dimetiléter (DME); carbetos e nitretos de metais de transição suportados em zeólitas para hidroprocessamento de petróleo e hidroisomerização e hidrocraqueamento de frações pesadas de síntese de Fischer-Tropsch; zeólitas modificadas com gálio para aromatização de hidrocarbonetos leves e produção de olefinas; caracterização espectroscópica de catalisadores (FTIR, UV-vis, Raman, XPS, EXAFS).