Nota de Falecimento

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Prof. Ricardo Bicca de Alencastro, Professor Emérito. Ele estava internado há alguns dias com um quadro de pneumonia e faleceu nessa madrugada.

O Prof. Bicca foi Diretor do IQ, Chefe do Departamento de Química Orgânica e exerceu diversas outras funções e atividades em nosso Instituto e na Universidade. Dotado de um conhecimento em Química excepcional, o Prof. Bicca traduziu, também, alguns dos principais livros didáticos da área de química orgânica usados em nossos cursos. Era sobretudo um intelectual; uma pessoa que prezava o conhecimento e o saber em todas as suas formas de expressão. Fará enorme falta a todos, pelo exemplo que foi de amor e dedicação à ciência e ao saber.

No IQ, ele construiu um grupo de pesquisa em modelagem computacional de fármacos e processos biológicos, sendo um dos pioneiros nessa área no país. Deixa dezenas de ex-alunos que saberão dar continuidade ao seu legado nessa área.

Ainda não temos qualquer informação sobre o velório; qualquer informação repassaremos no devido tempo. Em nome de todo o corpo social do IQ, nos solidarizamos com os familiares, amigos, colegas e ex-alunos do Prof. Bicca, nesse momento de profunda dor e tristeza.

Claudio Mota e Marlíce Sípoli
Direção do Instituto de Química