Atenção! 20/09 é o Dia da Coleta de Resíduos no Instituto de Química

À Comunidade do Instituto de Química para ciência e providências

Agendamos a coleta dos resíduos da graduação e da pós-graduação, para o dia 20/09/2017.

A coleta está marcada para começar às 09 h no bloco A. É importante ter um responsável pelos resíduos do laboratório no dia da coleta.

Por favor, providenciem o acondicionamento adequado dos resíduos.

Lembrando que os resíduos devem estar identificados, devidamente acondicionados e armazenados de forma adequada a cada tipo de resíduos.

Devem constar nos recipientes (bombonas, barricas, caixa de papelão reforçado, entre outros) usados para acondicionamento, o nome do laboratório e o responsável.

O ideal é o conteúdo estar discriminado. Por exemplo, numa bombona em que se colocou rejeitos de metanol, acetona, hexano e acetato de etila, nessa bombona este conteúdo deve estar discriminado. Porém, se não for possível identificar (listar) os compostos que a bombona contém, usar uma classificação mais geral, como solvente orgânico não halogenado.

Outro exemplo: uma caixa de papelão reforçado contendo frascos com compostos sólidos inorgânicos. Os frascos na caixa devem estar identificados. Porém, na caixa pode-se usar a classificação geral de sólidos inorgânicos.

No caso de garrafas ou frascos de vidro acondicionados em caixas de papelão reforçado, os vidros devem estar protegidos contra impacto, como por exemplo, divisórias de proteção entre os frascos.

Muito cuidado para não acondicionar numa mesma caixa, substâncias incompatíveis quimicamente.

Segue uma lista de classificações gerais:

1- Solvente orgânico não halogenado

2- Solvente orgânico  halogenado (clorado)

3- Resíduo sólido orgânico não halogenado

4- Resíduo sólido orgânico halogenado (clorado)

5- Resíduo sólido orgânico não halogenado

6- Sólidos inorgânicos

7- Líquidos inorgânicos ácidos

8- Líquidos inorgânicos básicos

9- Resíduos contaminados com mercúrio.

10- Resíduo aquoso contaminado com material orgânico não halogenado (Ex: resíduo de HPLC).

Se possível, estimar o pH.

Lembramos, também, que resíduos não identificados não serão coletados, bem como resíduos explosivos, pirofóricos, organometálicos, sódio, potássio, cilindros de gás, resíduos radioativos e biológicos.

Qualquer resíduo que necessite de condições especiais de armazenamento, como por exemplo ser mantido sob refrigeração, contatar a comissão sobre a viabilidade e segurança do transporte.

Em caso de qualquer dúvida, contatar a comissão no ramal 7444 (Ricardo Coelho), informando o Departamento e se é de Pesquisa ou Graduação.