Webmail do IQ

Laboratório de Estudos em Semiótica e Educação Química – LESEQ

leseq5
.
O Laboratório de Estudos em Semiótica e Educação Química (Leseq) é um laboratório vinculado ao Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IQ/UFRJ. Desde 2009, vem atuando em colaboração com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ) para a melhoria da educação superior e básica, por intermédio do desenvolvimento de pesquisas e de projetos didáticos que propiciem o aprimoramento do Ensino de Química, através da utilização da tecnologia nas salas de aula.

O Leseq está fortemente comprometido com os campos da Filosofia da Química e Semiótica, sobretudo no desenvolvimento de projetos que incidam sobre:

I – a noção de espaço como ferramenta de mediação na estereoquímica (filosofia e didática);

II – estudos interdisciplinares para a integração da tecnologia nas atividades de sala de aula (móvel e contextos AR);

III – filmes em educação audiovisual  (produção e análise); e

IV – a política de educação e governança (local e nacional).

 …
O Leseq, atualmente, possui duas linhas de pesquisa bem definidas:

1) Semiótica, Ontologia e Representação na Educação Química

Resumo: Desenvolvimento de estudos teóricos e empíricos para a demarcação de uma função representativa exclusiva para a Química, com vistas a contribuir com fundamentos para a criação de uma função epistemológica autônoma para a disciplina Química. Caracterização dos atributos pertinentes a uma ontologia para a Química, tendo como base teórica a regulação por processos. Caracterização Histórico-Epistemológica do conceito de ligação química.

Membros vinculados: Prof. Waldmir Araujo Neto, Luis Gustavo Dionysio, Keila Figueira, Leyza Lucas, Maria Olivia Silva.
.
2) Sistemas Mediais Simbólicos no Ensino de Química

Resumo: Estudo de processos mediais simbólicos no domínio do Ensino das Ciências. Determinação das características semióticas funcionais e produção de ferramentas mediais simbólicas aplicáveis ao Ensino de Química, considerando aparelhos de telefonia móvel como meio de convergência. Estudo de processos representativos concernentes ao Ensino Superior de Química, focalizando derivações da Teoria Estrutural nas áreas de Química Orgânica e Química Inorgânica. Estudo e caracterização semiótica dos sistemas simbólicos utilizados em mecanismos de reações.

Pesquisadores vinculados: Prof. Waldmir Araujo Neto, Fernanda Boechat, Gustavo Bastos, Marcelo Tavares.

Localização: Av. Athos da Silveira Ramos, nº 149, Bloco A, Sala 624-B,
Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Rio de Janeiro- RJ
CEP: 21941-909
.
Telefone: +55 (21) 3938-7369

Páginas eletrônicas:
http://leseq.org
http://leseq.blogspot.com.br .

.

o