Webmail do IQ

Informativo nº 51

Química, desenvolvimento, bem estar social

Em 2011 comemorouse o Ano Internacional da Química (AIQ). Em todo o mundo os químicos tiveram uma grande oportunidade para mostrarem que, ao contrário do que muitos pensam, a Química trouxe grandes benefícios para homens e mulheres de todas as idades.

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Química esteve à frente dessas comemorações, e a Professora Claudia M. de Rezende, do Instituto de Química da UFRJ, foi quem coordenou nacionalmente essas atividades. A revista “Ciência Hoje” publicou,
durante todo o ano, artigos nos quais a Química foi o tema central. Estes artigos foram reunidos em um livro que será publicado, em 2012, com o apoio da FAPERJ.

Uma das atividades mais importantes do AIQ foi o “pH do planeta”. Kits foram confeccionados e distribuídos para escolas de todo o país. As crianças de muitas escolas brasileiras tiveram a oportunidade única, pela primeira vez, de fazerem
um experimento de laboratório. Mais importante do que a realização do experimento foi conscientizá-las da necessidade de se preservar este bem natural, essencial para a vida no planeta.

Por ser um ano muito comemorado, em que a Química saiu dos laboratórios, gabinetes e das salas de aula chegando às crianças e aos jovens, em geral, aumentou a responsabilidade de todos aqueles que fazem da química sua profissão.

O profano e o sagrado, assim como o bem e o mal, sempre caminharam juntos. Com a química não é diferente. Suas duas faces são desiguais como as do deus Janus, e cabe aos químicos dirigi-la para o bem, e aos professores de química apontar os caminhos que levam ao desenvolvimento e ao bem estar social.

Sem química não há desenvolvimento, e muito menos bem estar social (Professor Angelo C. Pinto).

Biblioteca dos Informativos do Instituto de Química da UFRJ

Search
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt
Filter by Custom Post Type

[:pt]

Equipe

Coordenadora
Christina Miguez

Estagiário
Luiza Figueiredo
(Comunicação Visual Design da EBA/UFRJ)

Contatos

+55 21 3938-7261
imprensa.assessoria@iq.ufrj.br

[:]