Joaquim Fernando Mendes da Silva

Joaquim Fernando Mendes da SilvaProfessor Associado

E-mail: joaquim@iq.ufrj.br

Telefone: +55 (21) 2590-0990 (Ramal 210)

Departamento: Química Orgânica

Escritório: Sala 620

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1670622312616696

Linhas de pesquisa: Síntese Orgânica; Química Medicinal; e Ensino de Química

Informações:

Possui Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Graduação em Farmácia Hab. Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Realizou estágio pós-doutoral no University College London sob a supervisão do Prof. C. R. Ganellin (2004-2005). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dedica-se, atualmente, à área de Ensino de Química no IQ/UFRJ, tendo como objeto de pesquisa o enfoque CTS no Ensino de Química e o desenvolvimento de materiais lúdicos para a divulgação científica. Foi Diretor Adjunto de Graduação e coordenador do curso de Licenciatura em Química do IQ/UFRJ de 2008 a 2016 e atualmente coordena o curso de Especialização em Ensino de Química do IQ/UFRJ, sendo também o coordenador institucional do projeto PIBID-UFRJ. Atua ainda em atividades de extensão na UFRJ, como os projetos “Ações integradas de educação e pesquisa ambiental no Complexo da Maré” “A Química ambiental na construção da cidadania” e “Oficinas de Química: apoio à melhoria do ensino de química na educação básica e à formação inicial e continuada de professores de Química” e coordena o Laboratório Didático de Química (LaDQuim) do IQ/UFRJ. Atua ainda na pesquisa em Síntese Orgânica e Química Medicinal, especialmente na obtenção de compostos heterocíclicos através de reações de acoplamento.