Claudio José de Araujo Mota

Cláudio José de Araújo MotaProfessor Titular

Diretor do Instituto de Química da UFRJ

E-mail: cmota@iq.ufrj.br

Telefone: +55 (21) 2590-0990  (Ramal 225)

Departamento: Química Orgânica

Escritório: Polo de Xistoquímica, Sala C-201

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4303587017025599

Linhas de pesquisa: Conversão de glicerol; Produção de biocombustíveis; Conversão de CO2 a carbonatos orgânicos; Mecanismos de reações catalíticas; Acidez de zeólitas e outros sólidos ácidos; Química de carbocation e processos de refino; Petroquímica e Conversão de gás natural

Informações:

Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente, é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo docente permanente dos Programas de Química e Tecnolgia de Processos Químicos e Bioquímicos. Recebeu o prêmio TWAS, concedido pela Academia Mexicana de Ciências, pelo melhor trabalho de colaboração com pesquisador mexicano. Também foi agraciado com o Prêmio de Tecnologia da ABIQUIM. Pela SBQ, recebeu o Prêmio Fernando Galembeck de Inovação e a Medalha RVq. Pelo IQ-UFRJ recebeu a Medalha Augusto A. L. Zamith, como reconhecimento de suas contribuições científicas. Atualmente, é membro do sub-comitê de Química Verde da IUPAC, além de Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Possui experiência na área de Química e Engenharia Química, com ênfase em Catálise, Físico-Química Orgânica, Petróleo, Gás natural, Petroquímica, transformação de biomassa e conversão de CO2. Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas a conversão de glicerol, produção de biocombustíveis, transformação catalítica de biomassa não alimentícia, hidrogenação de CO2 a metanol e hidrocarbonetos, conversão de CO2 a carbonatos orgânicos, mecanismos de reações catalíticas, acidez de zeólitas e outros sólidos ácidos, química de carbocation e processos de refino, petroquímica e conversão de gás natural.