Publicado no sítio eletrônico da Prefeitura da UFRJ nota sobre a alteração no trânsito da Cidade Universitária para o período dos Jogos Olímpicos Rio 2016

A Cidade Universitária já recebe a pintura das faixas especiais que funcionarão como corredores de tráfego ligeiro para as equipes esportivas e autoridades durante a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A partir do dia 18 de julho, a CET- Rio vai interditar a Ponte do Saber, entre 6h e 15h, para veículos pequenos. Apenas ônibus estão fora da restrição.

As vias exclusivas são divididas em três categorias. A “faixa compartilhada”, toda tracejada, é liberada ao tráfego em geral, mas é proibido o estacionamento ao longo da pista demarcada. Em outros pontos, as linhas contínuas pintadas de verde no asfalto indicam a “faixa prioritária” (para a família olímpica, ônibus e táxis) ou a “faixa dedicada” (só para veículos autorizados). A multa para quem trafegar irregularmente em nas duas últimas será de R$ 1,5 mil, mas as restrições de circulação nas vias exclusivas passarão a valer a partir de 31 de julho.

O trecho demarcado na Cidade Universitária passa ao lado da Estação de BRT, depois pela Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco (em frente ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho), Avenida Carlos Chagas Filho, Avenida Horácio Macedo, Rua Maria Paulina de Souza (indo sentido Barra) e Rua Lobo Carneiro. No sentido Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, a demarcação passa pela Rua Milton Santos e contorna a praça Giulio Massarani.

A Ponte do Saber será fechada para diminuir o fluxo de veículos que fogem da Linha Vermelha através da Ilha do Fundão. Transportes coletivos continuarão passando pelo local, mas os carros serão multados no horário determinado. A restrição começa na mesma data em que caminhões estarão proibidos de circular pela cidade. No dia 25 de julho, os acessos para a Linha Amarela do Méier até a Cidade Universitária também serão bloqueados. A CET-Rio montou uma página específica para orientação dos cariocas e visitantes durante as olimpíadas, o endereço é http://www.cidadeolimpica.com.br/servicos/mobilidade/

O município vai decretar pelo menos três feriados no período dos Jogos Rio 2016: 5, 18 e 22 de agosto. Além disso, haverá queda no fluxo de pessoas em virtude das férias dos estudantes. O prefeito da UFRJ, Paulo Mario Ripper, enfatizou que não haverá necessidade de cadastramento de veículos que trafegam na Cidade Universitária. Os Jogos Olímpicos acontecerão entre os dias 5 e 21 de agosto, enquanto os Paraolímpicos vão de 7 a 18 de setembro.