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Extensão

Ações de extensão durante a pandemia

 

 

 

 

 

 

 

ATENDIMENTO REMOTO

A coordenação de extensão do Instituto de Química tem realizado atendimentos remotos durante a pandemia, com agendamento prévio através dos seguintes contatos: 

extensao@iq.ufrj.br (coordenação de extensão)

analima@iq.ufrj.br (Professora Ana Lúcia de Lima)

rodolfosb@iq.ufrj.br (Professor Rodolfo Barboza)

 

 

     

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NOTA CONJUNTA – PR-1 – PR-5 N° 02/2020
Creditação da Extensão no PLE

Esta Nota objetiva esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da Extensão no Período Letivo Excepcional (PLE) e sobre o procedimento de inscrição de alunos no RCS Extensão neste período.


Para os estudantes podem ocorrer três situações:
1. ESTUDANTES INSCRITOS EM AÇÕES DE EXTENSÃO (COM STATUS ATIVO) E QUE NÃO DESEJAM SE INSCREVER EM NOVAS AÇÕES DURANTE O PLE
Os estudantes inscritos em ações de extensão (com status ativo) continuam normalmente inscritos naquelas ações em que foram aceitos, ou seja, não é necessário fazer uma nova inscrição durante o PLE no RCS de Extensão e nem novo requerimento na ação de extensão da qual já faz parte.

2. ESTUDANTES INSCRITOS EM AÇÕES DE EXTENSÃO (COM STATUS ATIVO), MAS QUE DESEJAM SE INSCREVER EM NOVAS AÇÕES DURANTE O PLE
Os estudantes inscritos em ações de extensão (com status ativo), mas que desejam se inscrever em NOVAS ações durante o PLE, devem se inscrever no RCS de extensão em turma específica para o PLE, prevista pela secretaria acadêmica, bem como fazer o requerimento, pelo SIGA, para a nova ação.

3. ESTUDANTES AINDA NÃO INSCRITOS EM AÇÕES DE EXTENSÃO QUE DESEJAM SE INSCREVER EM AÇÕES DURANTE O PLE
Os estudantes ainda não inscritos em ações de extensão, que desejam se inscrever em ações durante o PLE, devem se inscrever no RCS de Extensão em turma específica para o PLE, prevista pela secretaria acadêmica.

Em todas as situações, a carga horária concluída no PLE será posteriormente migrada para o Boletim de Orientação Acadêmica (BOA) dos estudantes.


Quaisquer dúvidas entrar em contato com:
Estudantes: portalaluno@dre.ufrj.br
Docentes, Coordenadores e Secretarias Acadêmicas: portalprofessor@dre.ufrj.br ou atividadesremotasgrad@pr1.ufrj.br

 

Ações de Extensão aprovadas (ou em processo de aprovação) durante a pandemia

    Após o dia 16 de março de 2020, com o início das medidas de contingenciamento da infecção por SARS-COV-2, as atividades presenciais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foram interrompidas, influenciando diretamente a continuidade das ações de extensão do Instituto de Química (IQ). No que tange às ações já existentes, àquelas cujo contato físico direto com o público se mostravam como indispensável para o funcionamento da ação, encontram-se temporariamente “não atuantes”, de forma a atender às medidas de contingenciamento da infecção e visando a integridade dos membros das equipes realizadoras e do público atendido.

      No entanto, assim como a Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), a coordenação de extensão do IQ tem adotado políticas de incentivo à atualização/reformulação, ou mesmo, criação de novas ações de extensão, que atuem remotamente, de forma a criar uma interação dialógica entre Universidade-Sociedade que mantenha viva a prestação de serviço ao público com a disponibilização de informações relevantes e de qualidade, priorizando temas relacionados à covid-19. Como resposta, o corpo docente e técnico do IQ tem proposto inúmeras ações novas, submetidas via Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA).

 

QUÍMICA E O CORONA VÍRUS

Coordenação: JUSSARA LOPES DE MIRANDA – DQI – IQ – CCMN – UFRJ

Resumo da proposta: “O projeto A Química e o Coronavírus visa promover atividades de divulgação científica e apoio didático de modo transversal, abrangendo três eixos temáticos: 1) a divulgação científica da Química e o coronavírus; 2) A Química e a Poesia em período de pandemia e 3) Interação social no confinamento”.

 

QUÍMICA E SUSTENTABILIDADE

Coordenação: ANA LÚCIA DE LIMA – DQA– IQ – CCMN – UFRJ

Resumo da Proposta: “Questões relacionadas ao aquecimento global, à redução da geração de resíduos e à emissão de gases de efeito estufa, são alguns fatores que impulsionam o desenvolvimento da economia circular. Trata-se de um processo que substitui o conceito linear, aproveitando ao máximo os recursos que já se encontram em uso, permitindo a reutilização e a reciclagem de materiais, eliminando desperdícios. No entanto, para esse processo funcionar é necessária a participação não apenas de pesquisadores e governantes, mas também o envolvimento e incentivo de empresas e da população em geral. Desse modo, o evento em questão pretende, através de palestras, seminários, mesas-redondas e minicursos, corroborar com a disseminação de informações a respeito de assuntos relacionados à química verde, sustentabilidade e economia circular. Serão dois dias por ano de evento com participações de palestrantes discutindo sobre os assuntos citados. As palestras e seminários têm como objetivo abordar os seguintes assuntos: o papel da ciência rumo à economia circular; quais as ações para um futuro sustentável; a indústria química e outros segmentos atuando na química verde; entre outros. Os palestrantes serão professores e pesquisadores convidados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e das demais Universidades do Rio de Janeiro, representantes de outras instituições tais como SENAI, FIRJAN, FIOCRUZ, PETROBRAS, etc. O evento será aberto a toda a comunidade universitária e alunos de escola técnica”.

 

QUÍMICA NA COZINHA

Coordenação: NADIA MARIA COMERLATO – DQI – IQ – CCMN – UFRJ

Resumo da proposta: “No ensino público brasileiro, repleto de contrariedades e constantemente desafiado pela realidade socioeconômica de seus alunos, é fundamental o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas que contribuam para aumentar o interesse dos alunos por temas ligados às ciências naturais. Assim como o conhecimento, os hábitos alimentares são uma construção sociocultural, forjada nas interações sociais. Assim como a aprendizagem, uma bela refeição mobiliza afetos, emoções e relações entre pares. Nesse contexto, o presente projeto propõe uma prática alternativa de ensino da Química, que possa contribuir para a melhoria no ensino da ciência através de uma abordagem pedagógica contextualizada e interdisciplinar. Para isso, serão realizadas oficinas que abordem os conceitos da química através de atividades culinárias despertando nos alunos a curiosidade pelas transformações químicas através dos fenômenos observados durante o preparo dos alimentos. Desta forma, poderemos levar o ensino de química para espaços não formais relacionando os temas da gastronomia, saúde e nutrição. Recentemente, realizamos com muito sucesso 3 oficinas piloto do Química na Cozinha para grupos de 12 alunos de graduação do Instituto de Química e para um grupo de 15 alunos do curso pré-vestibular Paulo Freire. Este projeto contará com a participação de professores, alunos de graduação da UFRJ e alunos de ensino médio de escolas públicas”.

 

CICLO DE SEMINÁRIOS VIRTUAIS: INICIATIVAS RELACIONADAS A PANDEMIA DE SARS-COV2

Coordenação: DANIEL GRASSESCHI – DQI – IQ – CCMN – UFRJ

Resumo da proposta: “O combate a epidemias e doenças em geral é sempre um processo complexo, que exige ações técnicas, pessoal treinado e decisões políticas, fundamentadas na ciência. A comunidade científica brasileira vem demonstrando um engajamento admirável na busca de conhecimento e soluções em relação pandemia causada pelo vírus SARS-Cov2. Nesse contexto, este ciclo de seminários temáticos tem como objetivo reunir, pesquisadores, professores, alunos e demais membros da sociedade com a finalidade de estudar e discutir temas e questões relacionadas ao vírus SARS-Cov2, englobando estudo de entendimento estrutural e genético do vírus, seu mecanismo de infecção, desenvolvimento de testes clínicos, medicamentos e vacinas, epis, modelos de disseminação e políticas públicas. Os seminários proporcionarão um ambiente multidisciplinar para reflexões aprofundada, estimulando a discussão pública de ideias, buscando favorecer a capacitação para apresentação pública de temas relevantes no contexto atual. Abordagem de temas relacionados a pandemia será realizada através da participação em Seminários apresentados por outros professores da UFRJ ou por professores/pesquisadores de outras instituições convidados, que apresentam destaque nacional e internacional. Serão realizados pela plataforma de reuniões virtuais Microsoft Teams, disponível na UFRJ, e transmitidos em tempo real no site Ciência que la vem História (https://www.youtube.com/channel/UCbcIvR7N1CwJ4HyvJaBsAFg), onde também ficarão hospedados e disponíveis”.

 

PRODUÇÃO DE ÁLCOOL – AÇÃO SOLIDÁRIA DA UFRJ NA PANDEMIA COVID-19

Coordenação: RODOLFO SANTOS BARBOZA – DQA– IQ – CCMN – UFRJ

Resumo da Proposta: “A presente ação de extensão visa a criação de uma força tarefa que envolva os docentes e técnicos administrativos em educação do Instituto de Química (IQ) do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da UFRJ, além de alunos voluntários de todas as Unidades da UFRJ, para a produção de álcool etílico 70% comum, álcool etílico 70% em gel e álcool etílico 70% glicerinado, com a finalidade de, neste momento atípico de pandemia, atender às demandas das Unidades de Saúde internas à UFRJ, contribuindo, desta forma, no combate à Covid-19. Além do Instituto de Química colaboram neste projeto a Faculdade de Farmácia e a Escola de Química”.

 

ACESSIBILIDADE EM TEMPOS DE QUARENTENA E COVID-19

Coordenação: CRISTIANA DE BARCELLOS PASSINATO – DIREÇÃO – IQ – CCMN – UFRJ

Resumo da Proposta: “Conjunto de comunicações em formato de lives no instagram; debates e mesas redondas no facebook e youtube; palestras e aulas em plataformas como Meet (Google e Microsoft), youtube, facebook, Zoom, Jitsi e quais forem disponíveis de forma democrática para atingir ao maior público possível. Essas comunicações serão realizadas no perfil de redes sociais do setor de acessibilidade do IQ-UFRJ”.

 

CURSO DRX – FUNDAMENTOS E APLICAÇÃO EM QUÍMICA AMBIENTAL

Coordenação:  LUIZA CRISTINA DE MOURA – DQI – IQ – CCMN – UFRJ

Resumo da Proposta: “Este projeto de extensão (Ensino à Distância-EaD) visa ampliar a formação de recursos humanos nas seguintes técnicas: difração de raios X, espectroscopia vibracional e análise térmica; importantes na caracterização de sólidos cristalinos utilizados em diversas áreas. O projeto visa oferecer cursos diferentes sobre as três técnicas citadas. O primeiro abordará o tema difração de raios X (DRX) – método de pó e será apresentada a importância dessa técnica na caracterização de materiais cristalinos. O curso sobre DRX será dividido em duas etapas: teórico e prática, no sentido em que os participantes assistirão online, aulas apresentadas em slides e, ao final, farão uma experimentação contextualizada de difratogramas, sob constante orientação, de alguns materiais policristalinos, utilizando alguns programas livres da área ou disponibilizados oficialmente pelos sítios de pesquisa do Brasil. Nesta etapa prática, o curso contará com a participação de monitores que apoiarão na utilização dos aplicativos, programas, exercícios e esclarecimento de dúvidas. Assim, a etapa teórica visa a apresentação formal do programa do curso e a prática, a discussão sobre as principais variáveis e cuidados na preparação de amostras e análise de resultados obtidos. Nesta última etapa serão discutidos os resultados de padrões e amostras reais utilizando bases de dados de DRX e alguns resultados de análises já realizadas em trabalhos de interesse dos participantes e do pessoal técnico do curso”.

 

DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS CURSOS DE QUÍMICA – RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Coordenação:  SABRINA BAPTISTA FERREIRA – DQO – IQ – CCMN – UFRJ

Resumo da Proposta: “A interação dialógica entre estudantes e professores de diferentes cursos de Química constitui um passo importante rumo ao enfrentamento dos desafios impostos pelo ensino remoto emergencial, durante a pandemia de COVID-19. Os cursos de Química têm se deparado com a dificuldade de implementar uma rotina de atividades remotas, capaz de sustentar o desenvolvimento de habilidades e competências teórico-experimentais, necessárias para a formação generalista preconizada nas DCNs. Neste contexto, será promovido o Ciclo de Webinars intitulado “Desafios do Ensino Remoto Emergencial nos Cursos de Química: Relatos de Experiências”, que contará com a participação de estudantes e professores da educação superior e tecnológica, que compartilharão suas experiências no uso de plataformas virtuais para o processo de ensino-aprendizagem da Química. Este evento tem o intuito de trazer à tona a discussão sobre forma e conteúdo de aulas em ambientes virtuais, que inclui direito autoral e de imagem, tipos de interação, duração de videoaulas, avaliação, entre outras. Os webinars serão transmitidos pelo Canal da Extensão do IQ/UFRJ no YouTube. Serão quatro ao total. Cada um contará com um professor mediador, partícipe da equipe deste projeto, dois ou três convidados, que compartilharão suas experiências e visões sobre ensino remoto, além da participação de alunos e docentes do IQ e de outras instituições de ensino, que poderão apresentar suas dúvidas e considerações aos convidados através do chat“.

 

NOVAS TECNOLOGIAS DA QUÍMICA FORENSE APLICADAS À PERÍCIA CRIMINAL

Coordenação:  CLÁUDIO CERQUEIRA LOPES – DQA – IQ – CCMN – UFRJ

Resumo da Proposta: “O curso de extensão em Novas Tecnologias da Química Forense Aplicadas a Perícia Criminal, será ministrado no Instituto de Química da UFRJ visando criar um acervo de atualizações científicas e tecnológicas aos peritos criminais, membros do ministério público, às autoridades policiais e seus agentes investigativos das Polícias Civil, Militar, Federal e Judiciária da Marinha, Exército, Aeronáutica e de formação para os estudantes de graduação e pós-graduação, com vocação para atuarem no futuro em atividades profissionais relacionadas com a perícia criminal e a medicina legal. Neste curso o aluno terá acesso aos conhecimentos da Química Forense e aos kits de detecção de sangue, sêmen, drogas ilícitas e Cannabis medicinal, desenvolvidos no Laboratório de Síntese e Análise de Produtos Estratégicos, IQ- UFRJ (www.lasape.iq.ufrj.br), com o propósito de gerar provas científicas e tecnológicas irrefutáveis na resolução de crimes”.

 

Vídeos

LIVES DO IQ

A Experiência do IQ-Unicamp no Ensino Remoto de Química

Nesta edição do “Lives do IQ”, receberemos o Professor Dr. Italo Odone Mazali, coordenador do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que nos contará um pouco sobre a experiência do IQ-Unicamp no ensino remoto de Química.