Campus Macaé (Curso de Química)

site-camposmacae
.
O Campus UFRJ – Macaé totaliza dois cursos de Pós-Graduação stricto sensu em nível de mestrado e onze cursos de Graduação (entre eles o de Bacharelado em Química e Licenciatura em Química), e está constituído fisicamente em quatro Polos: Universitário, Barreto, Ajuda e Lagomar.

Na década de 80, pesquisadores do Laboratório de Limnologia do Instituto de Biologia da UFRJ começaram atividades científicas nas lagoas costeiras de Macaé. Este trabalho culminou na institucionalização do Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental (2005). Propiciou-se, com isto, a criação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, o primeiro curso de graduação da UFRJ fora da sede no Rio de Janeiro (2006). Neste processo, o Instituto de Química, a Faculdade de Farmácia, a Escola de Enfermagem Anna Nery, a Faculdade de Medicina, o Instituto de Nutrição e a Politécnica de Engenharia motivaram-se a criar cursos de graduação em Macaé, consolidando o Polo Universitário da UFRJ-Macaé. Em maio de 2011, o Conselho Universitário aprovou a institucionalização do Campus UFRJ-Macaé com suas Normas e, em novembro do mesmo ano, teve-se a primeira consulta à comunidade acadêmica para a escolha da Direção do Campus.

A história da formação do Campus em Macaé deve-se ao pioneirismo de profissionais ligados a educação que ousaram em interiorizar a UFRJ, constituindo uma estrutura integrada e não departamental, bem como a parceria da UFRJ junto à Prefeitura de Macaé. Dessa forma, estabeleceu-se no norte fluminense o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, principal compromisso desta Universidade com a sociedade brasileira, favorecendo uma formação universitária de qualidade, gratuita, respeitosa com as mais variadas formas de saber e comprometida com a cidadania.
Endereço:

Av. Aluízio da Silva Gomes, n° 50 – Granja dos Cavaleiros
Macaé – RJ

Telefones:

Gabinete da Direção do Campus UFRJ – Macaé   (22) 2759-3420
Coordenação do Curso de Graduação de Bacharelado em Química (22) 2796-2550
Coordenação do Curso de Graduação de Licenciatura em Química  (22) 2796-2545 e (22) 2796-2547

Secretaria Acadêmica (22) 2796-2559
Gabinete dos Professores do Laboratório de Química (22) 2796-2543
Laboratórios de Química Profª. Belkis Valdman – Recepção (22) 2796-2551
Laboratórios de Química Profª. Belkis Valdman – Corpo Técnico Químico (22) 2796-2546

Acesse aqui a Lista Telefônica do Campus UFRJ-Macaé